MENU

RN não diz quando vai pagar o piso dos professores

Terminou sem acordo a reunião entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/RN) e da Secretária de Educação do Estado.

Publicado: 09 Fevereiro, 2023 - 13h53

Escrito por: Thiago Marinho

SINTE/RN
notice

Terminou sem acordo a reunião entre representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE/RN) e da Secretária de Educação do Estado para discutir o pagamento do piso do magistério 2023 e o descumprimento do pagamento do retroativo de 2022. A categoria pode fazer greve para receber o direito que é garantido em lei.

“O governo empurra a categoria para a greve”, afirmou o professor Bruno Vital ao final da audiência com a secretária da Educação, Socorro Batista, realizada na noite desta terça-feira (7), em Natal.

De acordo com o dirigente, além de não indicar que ia cumprir o acordo do pagamento do acordo que finalizou a greve no ano passado, a secretária não apresentou qualquer proposta para o piso de 2023.

A presidenta da CUT e também diretora do SINTE/RN, professora Eliane Bandeira, participou da audiência e disse está “decepcionada” tanto com o descumprimento de um acordo firmado quanto com o silêncio sobre o reajsute do piso deste ano.

A presidenta da CUT-RN fez ainda um chamado para a categoria, ressaltando que o ano deve ser de muita luta em defesa dos direitos. “O governo do Estado deixa de cumprir um acordo, abre um precedente para termos a possibilidade de uma grande greve da educação em 2023”.

Na próxima quinta-feira, dia 16 de fevereiro, o SINTE/RN vai reunir a categoria em assembleia-geral, em Natal para discutir estratégias relacionadas à negociação com o governo do Estado.