Escrito por: Sismuc

Eleições do Sismuc vão para o terceiro turno em Curitiba

Sem quórum pela segunda vez, as eleições foram remarcadas para 1, 2 e 3 de agosto.

.
Anúncio do terceiro turno foi feito pela comissão eleitoral com a presença das duas chapas

Após três dias de votação, as eleições do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc) se encaminham para o terceiro turno. A realização dessa etapa ocorre porque não foi possível atingir o quórum de 50% mais um voto no primeiro turno, tampouco de 40% mais um voto no segundo turno, conforme o artigo 128 do Estatuto.

O anúncio do terceiro turno foi feito pela comissão eleitoral na noite de sexta-feira (20) com a presença das duas chapas candidatas: “Chapa 1 Sismuc Somos Nós” e “Chapa 2 Sindicato é pra lutar”. Sem o número mínimo de participantes, não foi realizada a contagem de votos para chapas ou para as candidaturas ao conselho fiscal.

De acordo com o Estatuto, o terceiro turno vai ser realizado conforme edital publicado em 4 de junho de 2018. A regra definiu os dias 1, 2 e 3 de agosto. A votação mantém o processo de urnas fixas e itinerantes. Nesse processo, para se atingir o quórum são necessários 30% dos 9.793 servidores aptos a votar.

Concorrem no terceiro turno apenas as chapas já inscritas, conforme o parágrafo 30 do artigo 128. O grupo vencedor assume o sindicato a partir do dia primeiro de setembro. Para essa etapa, só podem votar aqueles habilitados no primeiro turno. A comissão eleitoral incentiva a participação: “É fundamental que os sindicalizados compareçam e votem para dar legitimidade à direção eleita e força nas lutas do sindicato”.

Aposentados

Os aposentados compõe um importante volume dos sindicalizados. A eles, além do voto por correspondência, é ofertado o direito de votar em urnas itinerantes e fixas.