Escrito por: Déborah Lima

Servidores públicos marcham sobre Brasília para pressionar deputados contra Reforma Administrativa

Marcada para às 15h desta terça (14), marcha ocorrerá no dia em que a comissão especial da Câmara iniciará o debate sobre o relatório da PEC 32

.
.

Caravanas de servidores municipais, estaduais e federais de todas s Regiões do país se dirigem à Brasília para engrossar a Marcha Nacional pela Derrota da Reforma Administrativa (PEC 32), marcada para às 15 horas desta terça-feira (14). Com destino ao Anexo II da Câmara dos Deputados, a passeata ocorrerá no dia em que a comissão especial da Casa iniciará a leitura e o debate do relatório da PEC 32. O objetivo dos manifestantes é pressionar os integrantes da comissão a votarem contra o substitutivo do relator.

A pressão começará logo cedo no desembarque no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, onde os parlamentares serão “recepcionados” pelos sindicalistas, a partir das 7 horas. Do aeroporto, eles seguem às 11 horas para Espaço do Servidor, na Esplanada dos Ministérios, local marcado para a concentração das delegações, a partir das 14 horas. Antes, às 13 horas, os dirigentes CUTistas se reúnem no Bloco C da Esplanada para afinar o discurso.

Concentração no Ministério da Agricultura

A concentração das delegações do Ramo dos Municipais CUTistas será próximo ao prédio do Ministério da Agricultura, onde uma bandeira da Confetam/CUT será estendida pela assessora Ivany Almeida para receber os representantes da entidade. A saída da marcha até a Câmara dos Deputados está marcada para às 15 horas.  

Mobilizações simultâneas ocorrerão nos estados e municípios, com atos em frente às Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores. Nos locais de trabalho e pontos de grande circulação das capitais e do interior, os sindicalistas distribuirão panfletos explicativos sobre os prejuízos causados pela Reforma Administrativa não só aos servidores públicos, mas à população e ao Brasil.

“Nossa atuação nos estados e municípios também é fundamental. O tamanho da nossa organização, mobilização e luta fará a diferença para a vitória!”, enfatizou a presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Jucélia Vargas. Ao final do dia, às 19 horas, a confederação realizará uma live com as entidades do serviço público para fazer um balanço das mobilizações em todo o país. A live será transmitida ao vivo pelas redes sociais da Confetam.  

Pressão em Brasília continua nos dias 15 e 16

As mobilizações em Brasília contra a PEC 32 prosseguem na quarta-feira (15) e quinta-feira (16), datas em que a comissão especial da Câmara volta a se reunir para votar o substitutivo. Nesses dois dias, os sindicalistas que puderem permanecer em Brasília também engrossarão a pressão sobre os demais deputados federais e senadores. O foco do corpo a corpo deve ser os parlamentares em dúvida e os declaradamente favoráveis à PEC 32.

“Estaremos orientando e articulando as conversas com parlamentares. Quem puder também agendar com deputados e deputadas do seu estado, comunique local, dia e hora para podermos construir delegações para participar”, propôs a presidenta Jucélia Vargas, que coordenará pessoalmente a articulação das federações e sindicatos da categoria em Brasília para virar o voto dos parlamentares simpáticos à PEC 32.

Reunião define ações fora da Câmara

Na quarta (15), às 9 horas, delegações dos servidores CUTistas das três esferas de governo se reúnem no Espaço do Servidor para deliberar atividades fora da Câmara, tendo em vista a restrição do acesso à Casa em função da pandemia. Representantes das cinco entidades nacionais dos servidores municipais (Confetam), estaduais (Fenasepe), federais (Condsef), da educação (CNTE), saúde, previdência e assistência social (CNTSS) participam da reunião.

Além da presidenta Jucélia Vargas, as secretárias de Combate ao Racismo, Vilani Oliveira, de Políticas Públicas e Sociais, Irene Rodrigues, de Assuntos Jurídicos, Silvana Piroli, os secretários adjuntos de Comunicação e Imprensa, Vlamir Lima, de Assuntos Jurídicos, Paulo Freitas, as diretoras Juçara Rosa Silva e Flávia Veiga também representarão a Confetam/CUT nas atividades desta semana em Brasília.

Agende-se!

Terça-feira, dia 14 de setembro

7h - Recepção aos parlamentares no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek

9h – Reunião da comissão especial da Câmara para discussão e votação do relatório da Reforma  Administrativa no Plenário 2

13h - Dirigentes CUTistas se reúnem no Bloco C da Esplanada dos Ministérios

14h – Concentração no Espaço do Servidor. Representantes do Ramo dos Municipais CUTistas se concentram nas proximidades do Ministério da Agricultura

15h – Marcha Nacional pela Derrota da PEC 32 em direção ao Anexo II da Câmara

19h – Live da Confetam/CUT faz o balanço das mobilizações no país no Dia Nacional de Mobilização contra a PEC 32

Quarta-feira, dia 15 de setembro

9h - Reunião da comissão especial para discussão e votação do relatório da PEC 32 no Plenário 2. No mesmo horário, as entidades de trabalhadores do serviço público se reúnem no Espaço do Servidor

Quinta-feira, dia 16 de setembro

9h - Reunião da comissão especial para discussão e votação do relatório da PEC 32 no Plenário 2. Sindicalistas pressionam parlamentares a votarem contra a Reforma Administrativa