MENU

Servidores municipais do Ceará tomam as ruas no Dia Nacional do Basta!

Liderados pela Fetamce e Confetam/CUT, municipais engrossaram protestos por todo o estado.

Publicado: 10 Agosto, 2018 - 16h42

Escrito por: Fetamce

FETAMCE
notice
Servidores de diversos municípios do estado participaram do #DiaDoBasta em Fortaleza

Os sindicatos de servidores municipais do Ceará atenderam ao chamado da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado (Fetamce) e integraram atos regionais e locais nesta sexta-feira (10), Dia Nacional do Basta. Em protesto contra o desemprego, o aumento do preço do gás de cozinha e dos combustíveis, a retirada de direitos da classe trabalhadora, as privatizações e a perseguição ao ex-presidente Lula, passeatas, panfletagens e manifestações públicas foram realizadas.

“Esse dia do basta é para mostrarmos a nossa indignação, a indignação do povo brasileiro contra esse estado de coisas que estão acontecendo no país e dizer que precisamos construir um projeto popular, que coloque o povo em primeiro lugar”, afirma Enedina Soares, presidente da Fetamce, que participou do ato principal, realizado na cidade de Fortaleza e que reuniu representações de diversas partes do estado, entre elas, Caucaia, Maracanaú, Aquiraz, Jaguaribe, Iguatu, Barreira, Acarape, Mulungu e Icó. A secretária da Mulher Trabalhadora da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Ozaneide de Paulo, representou a entidade no ato. 

 

A atividade da Capital percorreu as principais ruas do Centro e também incluiu nos discursos dos sindicalistas a denúncia dos cortes de verbas públicas para a universidade, os prejuízos causados pela Emenda 95, que congela gastos públicos por 20 anos; a contrariedade às tentativas de reforma neoliberais da Previdência e o caos instalado pela reforma trabalhista, que só trouxe prejuízos para os trabalhadores de todas as classes e níveis em todo o país.

Trabalhadores públicos de Itapipoca também disseram basta ao desmonte dos direitos em atividades em praça pública e na sede do sindicato da categoria.

 

Em Tarrafas a entidade sindical dos servidores realizou panfletagem na cidade, em material que denunciava os retrocessos dos dois últimos anos.

 

Na Regional Vale do Jaguaribe, sindicatos de diversos municípios vizinhos realizaram ato que teve concentração na Praça do BNB, em Limoeiro do Norte, percorrendo as principais ruas da cidade e movimentando a população para a defesa de políticas públicas e mais direitos.

 

Já na Regional Cariri, lideranças sindicais de diversas localidades deram o tom da força que a agenda prioritária da classe trabalhadora ganhou nesta sexta-feira (10).

 

Em Quixadá, o sindicato local realizou panfletagem, alertando aos moradores do município para importância de reagir também nas urnas e elegendo representantes dos trabalhadores no Congresso, nas Assembleias e na Presidência.

 

Galeria de fotos do Dia Nacional do Basta!