MENU

Servidores municipais, estaduais e federais acumulam forças para derrotar Reforma Administrativa na Câmara

Trabalhadores e trabalhadoras das três esferas de governo se reúnem em Plenária Nacional Virtual, nesta segunda (18), para intensificar em todo Brasil as ações da vitoriosa Campanha contra a PEC 32

Publicado: 13 Outubro, 2021 - 16h31

Escrito por: Déborah Lima

.
notice
.

As cinco entidades nacionais CUTistas representativas dos servidores públicos municipais, estaduais, federais e dos trabalhadores da Educação, Saúde, Previdência e Assistência Social realizam nesta segunda-feira (18), das 15 às 18 horas, Plenária Nacional para discutir os próximos passos da vitoriosa Campanha contra a Reforma Administrativa (PEC 32).

Realizada virtualmente, a Plenária contará com a participação do coordenador da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, deputado federal Rogério Correia (PT/MG). O parlamentar dará os informes sobre a PEC 32, que está pronta para ir ao Plenário da Câmara dos Deputados. No entanto, o presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP/AL), não colocou a matéria na pauta de votação porque ainda não tem os 308 votos necessários para aprovação da matéria.

Voto comprado por R$ 20 milhões

De acordo com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), ainda que Lira e o desgoverno Bolsonaro “convençam” todos os deputados indecisos a votarem a favor da matéria, ficam faltando dois votos para aprová-la na Câmara, antes de remetê-la ao Senado. Entenda por “convencimento” emendas no valor de R$ 20 milhões por parlamentar.

Segundo dados do Diap, 251 deputados são favoráveis à Reforma Administrativa, 207 contra e 55 indecisos. O placar apertado para o desgoverno é atribuído à pressão dos servidores públicos, que há quatro semanas estão em vigília no Aeroporto Internacional de Brasília e no Anexo II da Câmara pressionando os indecisos e também os favoráveis à PEC 32 a votarem com os trabalhadores.

A palavra de ordem que atormenta

A palavra de ordem “Se votar, não volta!” tem atormentado os parlamentares nos aeroportos de todo o país, nos gabinetes em Brasília, nos estados onde moram, nos escritórios estaduais, nos municípios onde tiveram mais votos e até mesmo na porta das residências dos deputados.

Em Santa Catarina, por exemplo, a presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Jucélia Vargas, e dirigentes sindicais do estado têm montado mesas de café da manhã na porta da casa dos deputados, que são convidados a conversar com os representantes dos trabalhadores sobre os prejuízos irreparáveis contidos na PEC 32, entre eles a privatização dos serviços públicos e o desmonte do Estado brasiliero.

Pressão em todo país

A estratégia vitoriosa tem se espalhado pelos quatro cantos do país e conquistado a adesão até mesmo de deputados integrantes da base de sustentação do desgoverno. De olho nas eleições do próximo ano e na forte rejeição popular à Bolsonaro, eles não querem arriscar os próprios mandatos na defesa de um governo que impõe ao Brasil morte, fome, desemprego e uma inflação de dois dígitos (10,52%).

A Plenária Nacional CUTista dos Servidores das Três Esferas de Governo contra a Reforma Administrativa é uma realização conjunta da Confetam (servidores municipais), Fenasepe (estaduais), Condsef (federais), CNTE (trabalhadores da Educação) e CNTSS (Saúde, Previdência e Assistência Social). Para participar, inscreva-se no link https://forms.gle/rpixucKhPjUYrmBX7

Serviço:

Plenária Nacional Virtual das Três Esferas da CUT

Segunda-feira, dia 18 de outubro, das 15 às 18h

Inscrições no link https://forms.gle/rpixucKhPjUYrmBX7