Escrito por: Manoel Ramires

Sindicato dos Municipais de Curitiba lança site com monitoramento de vereadores

Objetivo é identificar posicionamento dos parlamentares sobre o Pacote de Maldades do prefeito Rafael Greca

.
.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc) lançou um site para acompanhar a posição dos vereadores sobre o chamado "Pacote de Maldades" do prefeito Rafael Greca. O endereço pacotesdogreca.sismuc.org.br mapeia como os legisladores se posicionam no congelamento de salários e plano de carreira, no saque de R$ 600 milhões do Instituto de Previdência dos Servidores do Município (IPMC), sobre o aumento de impostos para a população (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis - ITBI) e fim de isenção da taxa de lixo para famílias mais pobres.

Com o site, o Sismuc espera concentrar esforços em cima dos vereadores indecisos, reforçar a posição daqueles contra o pacotaço e ainda tentar mudar a posição de vereadores que defendem o prefeito no pacotaço.

Além de mapear os vereadores, o site oferece opções de interatividade aos servidores municipais e à população. Ao fim do questionário, o internauta é estimulado a enviar uma carta aos vereadores com apenas um clique. Esse texto destaca que “no momento de crise econômica e política que o Brasil atravessa, a demanda por serviços públicos aumenta cada vez mais. Nessas horas, portanto, é dever do Estado proteger o povo que ganha tão pouco e paga impostos tão caros”.

O site também estimula os internautas a manifestarem sua posição nas redes sociais. No fim da página, há um campo para que a pessoa se manifeste também sobre os projetos em discussão na Câmara de Vereadores. A manifestação nas redes é considerada fundamental para demonstrar que a população e os servidores querem leis que aumentem direitos e não projetos que reduzam a qualidade do serviço enquanto mantém “regalias para os donos da cidade” como isenção de impostos, perdão e alongamento de dívidas, entre outros.

Mapeamento

O posicionamento dos vereadores está sendo checado diretamente com os parlamentares. É o caso do placar da votação que acompanhou o acampamento e a reunião da comissão de Legislação, Justiça e Redação. Em 22 de maio, os vereadores foram convidados a manifestarem-se diante do "pacotaço".

Além disso, a votação deles nas comissões e o posicionamento em plenário também estão sendo considerados para definir em que lado o legislador se encontra. Na aprovação do projeto que trata do IPMC, no dia 30 de março, por exemplo, sete vereadores foram favoráveis ao projeto. São eles Bobato (PTN), Colpani (PSB), Cristiano Santos (PV), Dr. Wolmir, Julieta Reis (DEM), Katia Dittrich (SD) e Osias Moraes (PRB). Contra, nessa comissão, foram apenas Noemia Rocha (PMDB) e Felipe Braga Cortes (PSD).

O monitoramento também é feito pelas redes sociais. O vereador Tico Kuzma, por exemplo, tem se manifestado favorável aos projetos, mas não descarta a hipótese de emendas. “O diálogo só pode existir se os servidores apresentarem propostas de emenda para reduzir impacto nos seus direitos”, registra o twitter da Câmara Municipal.

CONHEÇA O POSICIONAMENTO DOS VEREADORES*

A FAVOR

BRUNO PESSUTI - PSD

MAURO BOBATO - PTN

COLPANI - PSB

CRISTIANO SANTOS - PV

DR. WOLMIR - PSC

JULIETA REIS - DEM

KATIA DITTRICH - SD

OSIAS MORAES - PRB

PIER PETRUZZIELLO - PTB

TICO KUZMA - PROS

SABINO PICOLO - DEM

THIAGO FERRO - PSDB

CONTRA

CACÁ PEREIRA - PSDC

FELIPE BRAGA CÔRTES - PSD

GOURA - PDT

MESTRE POP - PSC

NOEMIA ROCHA - PMDB

PROFESSORA JOSETE - PT

PROFESSOR EULER - PSD

PROFESSOR SILBERTO - PMDB

FABIANE ROSA - PSDC

SEM POSIÇÃO DEFINIDA

BETO MORAES - PSDB

DONA LOURDES - PSB

EZEQUIAS BARROS - PRP

GEOVANE FERNANDES - PTB

HELIO WIRBISKI - PPS

JAIRO MARCELINO - PSD

MARCOS VIEIRA - PDT

MARIA LETICIA FAGUNDES - PV

MARIA MANFRON - PP

MAURO IGNÁCIO - PSB

OSCALINO DO POVO - PTN

PAULO RINK - PR

ROGERIO CAMPOS - PSC

SÉRGIO R. B. BALAGUER (SERGINHO DO POSTO) - PSDB

TITO ZEGLIN - PDT

TONINHO DA FARMÁCIA - PDT

ZEZINHO SABARÁ - PDT

*Atualizado em 05/06/2017