MENU

Candidatos de municípios sergipanos assinam Carta Compromisso da FETAM/SE em defesa do serviço público

Em diversas cidades do Estado, candidatos se comprometem com as propostas dos servidores públicos municipais para as eleições 2020.

Publicado: 11 Novembro, 2020 - 12h42

Escrito por: Fetam/SE

.
notice
.

Faltam quatro dias para a população escolher os novos prefeitos e vereadores. Com a proximidade do pleito, a Federação Estadual dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado de Sergipe (FETAM/SE) e os seus sindicatos filiados têm mobilizado candidatos a prefeito em diversos municípios sergipanos para que eles se comprometam com as reivindicações dos servidores públicos municipais. Até o momento, candidatos de seis municípios assinaram a carta compromisso construída pela FETAM/SE.

“As eleições municipais são decisivas para a execução das políticas públicas, para o serviço público municipal e para a carreira dos servidores. Nosso objetivo é garantir o compromisso dos candidatos com nossas bandeiras de luta e mobilizar a classe trabalhadora para eleger governantes e bancadas parlamentares comprometidos com um projeto de sociedade que valorize o serviço público e que seja pautado pelo desenvolvimento econômico sustentável e pela democracia”, apontou Vanessa Ferreira, presidente da FETAM/SE e do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias de Itabaiana (SINDACSEI/SE).

Itabaiana foi um dos seis municípios que conseguiu a adesão dos candidatos e candidatas à prefeitura municipal para o pleito dos trabalhadores do serviço público municipal. Os municípios de Canhoba, Itabaiana e Canindé do São Francisco conseguiram a adesão de todos os candidatos à prefeitura. Já Campo do Brito e Poço Verde obtiveram, até o momento, a assinatura de dois candidatos ao executivo municipal, e em Itaporanga foram três assinaturas.

A plataforma da FETAM/SE possui 81 propostas e está organizada em três diretrizes gerais: Município da cidadania e democracia; Município do trabalho decente; e Município da igualdade, equidade e sustentabilidade.

“Muito mais do que o compromisso com a carreira do servidor público municipal, esta plataforma eleitoral é um instrumento dos trabalhadores para reivindicar a cidade que querem viver. Por isso, nela estão contidas propostas que buscam garantir a qualidade de vida da população de nossos municípios”, completou Jackson Ribeiro, diretor de Comunicação da FETAM/SE e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Poço Verde (Sindiserv Poço Verde).

Entre as propostas estão ações que envolvem temáticas como educação, assistência social, saúde, emprego e geração de renda, segurançameio ambiente, saneamento, transporte, habitação, indústria e comércio, agricultura familiar e combate à discriminação. No âmbito dos compromissos com a classe trabalhadora, são dezenas de propostas com vistas à valorização do funcionalismo público, melhoria das condições de trabalho e renda do trabalhador, e fortalecimento da organização sindical e democratização das relações de trabalho.

“A maior parte das políticas públicas é municipalizada. Isso quer dizer que quem oferta os principais serviços públicos para a população é o município, daí a centralidade das eleições de prefeitos e vereadores, pois é no âmbito local que se pode modificar as relações sociais com políticas públicas que proporcionem, eficazmente, melhora da qualidade de vida da população e da classe trabalhadora”, completou João Fonseca, tesoureiro da FETAM/SE, secretário executivo da CUT e dirigente do Sindiserv Poço Verde.

No município de Poço Verde, o Sindiserv organizou um evento virtual, em 28 de outubro, Dia do Servidor Público, que mobilizou trabalhadores e a população para acompanharem virtualmente e ao vivo a assinatura dos candidatos ao cargo de prefeito no município. O resultado foi a adesão de dois dos três candidatos à plataforma.

Canindé de São Francisco também realizou um evento virtual com o objetivo de registrar o momento em que os candidatos formalizaram seus apoios à pauta de reivindicação dos trabalhadores. Por meio de uma live, realizada no dia 6 de novembro, quatro dos cinco candidatos a prefeito firmaram seu compromisso com os trabalhadores. Após a realização do evento virtual, o quinto candidato aderiu à plataforma.