MENU

Sindiserv realiza assembleia com fiscais de trânsito

O Sindiserv realizou assembleia com os fiscais de trânsito, nesta quarta-feira (19), na sede da Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).

Publicado: 20 Fevereiro, 2014 - 00h00

Foi apresentada pelo sindicato a proposta da Administração Municipal informada hoje em reunião da comissão paritária sobre a verba indenizatória de risco de vida com índice de 10%, que pode ser melhorada em nova reunião no dia 28, após estudo de impacto financeiro.
Após o debate em assembleia foi deliberado pela rejeição do índice de 10% apresentado pelo Município e definida como contraproposta mínima que atende as necessidades da categoria é o índice de 30%. Como a reivindicação inicial dos fiscais de trânsito era de 50% e os servidores não tinham recebido retorno ainda, a categoria pretendia paralisar as atividades amanhã (20.02).
Considerando o índice proposto, está suspensa a paralisação até que a Administração apresente nova proposta no dia 28/02. No mesmo dia, às 14 horas, será realizada nova assembleia para avaliar nova proposta de adicional de risco de vida acima de 10%, caso contrário os servidores poderão paralisar os serviços a partir do dia 1º de março se as negociações com o Município não avançarem.
Entenda o caso
De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), os fiscais de trânsito estão na mesma categoria de profissionais como policial, guardas civis e agentes de fiscalização de trânsito, funções que têm direito ao adicional risco de vida por atuarem na área da segurança.
A maioria dos municípios brasileiros pesquisados concede adicional de risco de vida de 30% e até mesmo superior a esse índice, mas em Caxias do Sul, os fiscais não têm esse direito, embora a reivindicação seja antiga. O cargo existe em nossa cidade há 10 anos.
Os fiscais de trânsito têm como atribuições autuar, orientar, fazer o recolhimento de veículos e verificar situações de risco. Os servidores estão presentes também em blitz, em atendimento de acidente de trânsito sem vítima para emissão de boletim de ocorrência.
Em acidente com vítimas, os fiscais são responsáveis por isolar a área. São realizadas inclusive blitze na madrugada e apoio à Zona Azul da área central, para observar vagas para deficiente, idoso, carga e descarga.
Os servidores trabalham sete dias por semana com rodízio, inclusive, em sábados e feriados em plantões e eventos, e também estão presentes na Escola Pública de Trânsito e se dedicam à realização de palestras, Centro de Formação de Condutores, Mecânica de Batom, Patrulhas Mirim e Educativa. Há um grupo que atende demandas sobre transporte, denúncias, cumprimento de horários de taxi-lotação e de ônibus.
Fonte: SINDISERV