MENU

Sobre estiagem e esperança

O novo ano mal teve início e já se achegou a ele a notícia que tanto incomoda e castiga os cearenses, principalmente homens e mulheres do campo: são altas as chances de o Estado entrar no quarto ano consecutivo de estiagem.

Publicado: 10 Fevereiro, 2015 - 00h00

Desde 2012, o Ceará vem sendo massacrado pela pior estiagem dos últimos 100 anos, um fenômeno que vem provocando danos econômicos e sociais à população.
Contudo, Penso que devemos manter acesa a esperança de um olhar mais cuidadoso do governador Camilo Santana em direção a nossa terra. E cobrar-lhe essa atenção.
A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado do Ceará (Fetraece) apontou alguns direcionamentos poucos dias atrás, assim que a Funceme revelou o prognóstico climático indicando que o Ceará tem 64% de chances de ter a quadra chuvosa abaixo da média histórica em 2015. Nas propostas da Fetraece, são alguns os caminhos primordiais para a orientação de políticas públicas nas áreas de gestão de recursos hídricos e agricultura.
Entre o que foi proposto pela Federação, sugestões nas seguintes áreas: convivência com o semiárido; segurança hídrica; alimentação dos rebanhos; alimentação humana; renda para agricultura familiar; e crédito rural e renegociações de dívidas.
Apenas um posicionamento veloz e firme das três esferas de governo pode possibilitar o convívio com este fenômeno cíclico. No âmbito do Legislativo, alegra-me torcer também para que o mandato do colega Moisés Braz, dirigente sindical filho de Massapê, contribua para efetivação dessas políticas públicas que atenuem o risco de um colapso hídrico em nosso estado. E que ajudem a amenizar os efeitos da seca, principalmente no interior do Ceará.
Moisés é agricultor de origem. Nas eleições de outubro passado, mais de 75 mil votos o levaram a tomar posse em 1º de fevereiro, como deputado estadual. Ele é o primeiro trabalhador rural a chegar ao nosso parlamento estadual. Com admiração e respeito, desejo-lhe que a força e a coragem latentes dessa categoria sigam firmes e, em meio a tantos desafios, se torne um portador de efetivas boas novas.