Escrito por: Déborah Lima

Trabalhadores da limpeza pública de Florianópolis cruzam os braços

Greve iniciada hoje é um protesto contra o descumprimento de acordo coletivo pela prefeitura e a falta de condições de trabalho.

Sintrasem
Falta de condições de trabalho já levou a 39 acidentes só este ano

A intransigência do prefeito de Florianópolis (SC), Gean Loureiro (MDB), levou os trabalhadores da Autarquia de Melhoramento da Capital (Comcap) a deliberarem greve por tempo indeterminado. A decisão, tomada em assembleia na manhã desta segunda (03), é um protesto contra o descumprimento do acordo coletivo, a falta de equipamentos de segurança, uniformes e condições de trabalho. Só este ano, ocorreram 39 acidentes de trabalho, revelando a gravidade da situação.

"Estamos sofrendo há meses com a falta de equipamentos, até equipamentos de proteção individual (EPI). Falta roçadeira, falta caminhão, vassouras de péssima qualidade, carrinhos de limpeza de rua quebrados, enfim, não tem condições mínimas para que se possar fazer os serviços de limpeza pública da cidade", denuncia o presidente do  Sindicato dos Servidores Municipais de Florianópolis (Sintrasem), Renê Munaro.

Sobrecarga leva ao adoecimento 

O presidente do Sintrasem destaca que a Comcap também vem sofrendo com a falta de profissionais, tendo realizado o último concurso em 2012 . "Essa sobrecarga de trabalho, relacionada as péssimas condições de trabalho e a falta de trabalhadores, tem aumentado o adoecimento e os acidentes de trabalho", enfatizou.

Diante do quadro, os trabalhadores da Comcap decidiram cruzar os braços e aguardar resposta do prefeito Gean Loureiro no sentido de resolver o problema denunciado pelo sindicato à Administração Municipal.

Concurso público

"Nós queremos condições de trabalho e concurso público para poder desempenhar o papel que sempre foi muito bem desempenhado pelos trabalhadores da Comcap na limpeza pública de Florianópolis", resume Renê Munaro.

Todos em defesa da Comcap pública e dos trabalhadores!

Com informações da Ascom do Sintrasem