MENU

Trabalhadores irão parar em todo o Ceará na greve de 14 de junho

Pelo menos 18 cidades cearenses contam com atos no dia em que o país para contra a reforma

Publicado: 10 Junho, 2019 - 12h20

Escrito por: Fetamce

.
notice
.

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), os sindicatos municipais filiados e demais entidades sindicais e movimentos sociais organizados preparam atos em todo o Ceará da greve geral marcada para a próxima sexta-feira, 14 de junho, em protesto contra a reforma da Previdência, que é vista o prenúncio do fim do direito à aposentadoria dos trabalhadores brasileiros.

Depois de organizar 10 marchas regionais contra a destruição da previdência, que mobilizou todo o estado, a Fetamce destaca que é hora de aumentar a pressão e convocar mais pessoas para a luta, através da paralisação total das atividades no país. Servidores públicos, trabalhadores do setor privado, profissionais liberais, entre outros cruzarão os braços contra a medida classificada como anti-povo.

Além de retirar direitos fundamentais ligados à aposentadoria e à seguridade, as mudanças elaboradas pela presidência atingiriam quase 90% dos 5.500 municípios do país, que enfrentariam dificuldades econômicas, segundo dados da Associação Nacional dos Auditores da Receita Fiscal do Brasil (Anfip). Isso porque o montante de benefícios pagos pelo INSS é maior do que a arrecadação de impostos e transferências federais obrigatórias nessas cidades.

Para alcançar as mudanças na Seguridade Social, o Governo Bolsonaro precisa obter 308 votos necessários para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Nº 06, que tramita na Câmara dos Deputados. Sobre isso, os sindicatos prometem denunciar e finalizar a carreira política dos deputados que forem a favor da medida.

Os sindicalistas também criticam a milionária campanha publicitária do presidente em defesa da proposta de Reforma espalhada nas redes de TV e rádio. “A justiça brasileira fechou os olhos para a ‘manipulação’ da opinião nacional feita por Bolsonaro com dinheiro público. É ilegal. Contraria a Constituição Federal, no parágrafo 1º do artigo 37, que prevê publicidade apenas de caráter educativo, informativo ou de orientação social”, denuncia Enedina Soares.

Acompanhe a agenda no Ceará:

MunicípioLocal de ConcentraçãoHorário
AquirazRodoviária7h30
BarreiraPraça dos Taxistas8h30
BeberibeCâmara dos Vereadores8h
CaucaiaPraça da Matriz8h
FortalezaPraça da Bandeira10h30
IcóSede do Sindicato dos Servidores Municipais8h30
IguatuPraça da Caixa Econômica Federal8h
IracemaPraça Casimiro Costa Moraes (Mangueira)7h
ItapipocaPraça do Cafita8h
JaguaribaraEscola Estadual Liceu7h
Limoeiro do NorteINSS (Ao lado da Honda)8h
MaracanaúPraça da Estação de Maracanaú8h
MilhãSede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais8h30
PacujáSede do Sindicato dos Servidores Municipais8h
QuixadáPraça da Catedral8h
Regional Cariri – Juazeiro do NorteCREDE (Rua São Pedro com Rua Rui Barbosa)8h
RussasSecretaria da Saúde7h30
SobralPraça de Cuba8h