Escrito por: Déborah Lima

Confetam/CUT discute combate ao racismo na X Plenária da Fetram/SC

Presidenta Vilani Oliveira contribuiu com o debate sobre a "Sociedade capitalista brasileira: luta de classes e a questão racial'. Plenária reúne representantes de trabalhadores de 30 prefeituras.

.
Vilani Oliveira, Jucélia Vargas e Maria Júlia Rodrigues integraram a mesa sobre racismo

Representantes de sindicatos de servidores públicos de 30 municípios catarinenses participam da X Plenária da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Santa Catarina (Fetram/SC), em Florianópolis. 

Aberta na manhã de sexta (29), com a presença da presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Vilani Oliveira, a plenária encerra neste sábado (30), na Escola Sindical da Central Única dos Trabalhadores do Estado (CUT/SC). 

Além de compor a mesa de abertura, ao lado do presidente da Fetram/SC, Lizeu Mazzioni, diretor da Confetam/CUT, e da presidenta da CUT/SC, Ana Julia Rodrigues, Vilani Oliveira participou da terceira mesa de debates, que discutiu a "Sociedade capitalista brasileira: luta de classes e a questão racial''. A mesa foi mediada pela secretária-geral da Confetam/CUT, Jucélia Vargas, presidenta do Sindicato dos Servidores Municipais de Criciúma (Siserp). 

Contra o racismo, poema e Hip Hop

A secretária nacional de Combate ao Racismo da CUT, Maria Júlia Nogueira, também contribuiu com as discussões da tarde, abertas com o Hip Hop de Keity X Igor, do município de Criciúma, que apresentaram a música ''De Dama pra Dama'', e encerradas com a declamação da presidenta da Confetam/CUT de poema da compositora, coreógrafa e desenhista Victoria Eugenia Santa Cruz Gamarra, expoente da arte afro-peruana.

Na segunda mesa de debates, Gabriel Casnati, representante da Internacional de Serviços Públicos (ISP), discutiu o ''Futuro do Trabalho: como a Reforma da Previdência e Trabalhista acatam a juventude e a classe trabalhadora''.

Com o tema "Em defesa da Previdência Social e do Serviço Público - Pela valorização dos Trabalhadores e trabalhadoras", a X Plenária da Fetram/SC reuniu dirigentes sindicais, lideranças de jovens, negros e LGBTs representantes dos trabalhadores das prefeituras de Dionísio Cerqueira e Palma Sola, São Miguel do Oeste, Campo Erê, Chapecó, Cunhataí, Palmitos, Saudades, Xanxerê, Quilombo, Ponte Serrada, Nova Itaberaba, Abelardo Luz, Seara, Concórdia, Fraiburgo, Forquilhinha, Criciúma, Siderópolis, Palhoça, São José, Itajaí, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, Timbó, Indaial, Rio do Sul, Araranguá, Camboriú e da capital Florianópolis. 

Trabalho de base

A presidenta da Confetam/CUT aproveitou a visita a Santa Catarina para fazer trabalho de base no estado, visitando as sedes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José (Sintram/SJ), do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Palhoça (Sitrampa), e do Sindicato dos Servidores Municipais de Florianópolis (Sintrasem), onde foi recebida pelo presidente da entidade, René Munaro.