MENU
Campanha Salarial 2024

Campanha Salarial 2024

Apresentação

Nos últimos anos, os sindicatos e federações de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil passaram por uma árdua batalha contra a retirada de direitos de forma sistemática, começando no governo de Michel Temer e culminando no desastroso governo de Jair Bolsonaro. Entre as caraterísticas negativas, destacam-se a flexibilização das leis trabalhistas, a hostilização aos sindicatos e a redução do poder de negociação dos trabalhadores.

Com determinação e união de todos, todas e todes, incluindo sindicatos e federações, conseguimos derrotar esse projeto de desmantelamento do país. No entanto, não podemos esquecer da importância da unidade crítica para enfrentar projetos que vão contra os interesses dos servidores e das servidoras.

Agora é o momento para que as administrações federais, estaduais e municipais restabeleçam o diálogo com as categorias de servidores, criando um ambiente propício para negociações que beneficiam o país, estados e municípios e o seu povo. É crucial reconhecer o protagonismo dos servidores municipais nesse processo. Mais do que nunca as prefeituras devem promover o fortalecimento da categoria que faz a cidade acontecer.

Por isso, a Campanha Salarial 2024 dos/as Servidores/as Municipais, organizada em nível nacional pela Confederação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras no Serviço Público Municipal (Confetam), adotou o tema: “Serviço Público: É a Gente que Faz! - Valorização. Reconhecimento. Direitos”.

Esses profissionais desempenham um papel fundamental ao garantir que a população tenha acesso aos direitos que o Estado tem o dever de fornecer para o funcionamento da sociedade. A campanha celebra o trabalho árduo e dedicação dos servidores, mas também busca apresentar propostas para melhorias nas condições de trabalho, ao destacar a importância das e dos funcionárias e funcionários municipais na prestação de serviços públicos de qualidade. Tal reconhecimento passa, portanto, pela garantia e restauração dos direitos, assim como requalificação das condições de trabalho.

A campanha possui 13 eixos que abordam as necessidades da categoria e estão alinhados com os principais temas que visam restaurar os direitos perdidos. Esses eixos incluem a busca pela valorização salarial dos servidores, que se dá pela reposição das perdas salariais e pelo estabelecimento de aumentos reais. Outra pauta é a demanda por uma reforma tributária justa que priorize o bem-estar da população. A defesa da democracia, dos direitos individuais e coletivos, e a manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) são prioridades.

É chegada a hora de mostrarmos que os servidores e as servidoras municipais estão e sempre estiveram na linha de frente da defesa da vida, da democracia e da sociedade, sem abrir mão de seus direitos e com a garantia da democracia para se manifestarem livremente em seus ambientes de trabalho. Valorizar os servidores e as servidoras é investir no futuro do país, é o povo acima dos lucros!
 

- Clique AQUI para baixar os materiais da campanha