MENU

Artigo

SINDSMCRATO EM LUTAS – Ações do Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Crato na Pandemia da Covid 19

Publicado: 27 Março, 2025 - 00h00 | Última modificação: 27 Março, 2025 - 10h52

Quem ama cuida! E dessa máxima não podemos nos distanciar por ser um mandamento divino. Como também a nossa concepção de solidariedade.  Nós que amamos as nossas profissões e os nossos companheiros de jornadas, precisamos proteger uns aos outros nessa pandemia a que estamos expostos. Cuidar uns dos outros. Para que nesse momento tão difícil, possamos ter o mínimo de proteção e segurança, para assim ofertar o nosso melhor profissional e pessoal ao nosso povo, cuidar da nossa população e que no momento adequado, possamos celebrar a nossa vitória contra um vírus tão cruel.  Viemos ao mundo para ajudar, para fazer diferente, construir pontes, dialogar, mediar sempre na busca de viabilizar soluções para dificuldades impostas a classe trabalhadora e ao nosso povo com muito respeito a todos. Mostrar que é possível sim, avançar, conquistar, progredir! Que nada é impossível quando somos solidários, temos a boa intenção, o bom pensamento, pensamos no próximo e caminhamos juntos para benefício da coletividade. Assim cremos. 

 

Foi com esse pensamento que o Sindsmcrato partiu para o enfrentamento da pandemia da Covid19 capitaneados pela Presidente Denise Pinheiro e toda a Diretoria. Sempre com sua sede aberta desde o início até os dias de hoje em apoio aos trabalhadores servidores municipais do Crato e dos municípios do cariri. Caminhamos nas unidades de trabalho de todo o município de Crato e barreiras sanitárias, averiguando condições de trabalho, segurança e proteção dos trabalhadores, distribuindo Equipamentos de Proteções Individuais (EPI's) para todos os Servidores efetivos e não-efetivos. Numa ação sindical jamais vista no Crato, no nosso cariri, no Ceará e comparado a pouquíssimos no Brasil. 

 

Em outro momento conseguimos uma parceria fundamental com a Grendene através da doação de EPI’s por parte dessa Industria. Doações estas que ajudaram no fomento das ações que foram desenvolvidas pelo nosso sindicato no combate a pandemia da Covid19.  Aproveitamos para registrar e agradecer a todos os diretores na pessoa de Carlos Salatiel, pela sensibilidade e atitude, de no momento em que se tinha a dificuldade de conseguir equipamentos de proteção, a empresa opta pela pratica de Reconversão industrial, deixando de produzir os calçados de costume e passando a produzir EPI´s para proteção e segurança dos trabalhadores e profissionais de Saúde e serviços essenciais de todo o cariri. Para os Profissionais de Saúde está assistido e equipado adequadamente faz uma diferença enorme. Sentem-se mais seguros, menos vulneráveis a adoecer e levar a doença para os familiares e equipe de trabalho. 

 

Seguindo a máxima da Solidariedade do Movimento Sindical, compartilhamos a doação advinda da Grendene, com os sindicatos irmãos de Jardim, Barbalha, Várzea Alegre, Caririaçu, Campos Sales, Altaneira e Mauriti, para que a proteção fosse levada aos servidores da linha de frente desses municípios.

 

Em tempo, o Sindsmcrato desenvolveu ás ações educativas para combate da covid 19. Compartilhou e vinculou nas suas redes sociais, vídeos, materiais educativos e informativos, formatados por todas as esferas do movimento sindical como Fetamce, Confetam, CUT e ISP; além de materiais desenvolvidos por instituições responsáveis e de credibilidade da saúde com informações cientificas. Dentre eles destacamos dois vídeos desenvolvidos bem no início da pandemia são eles: 1- Coronavirus - A Melhor Maneira de Prevenir é Lavando as Mãos corretamente. Em 12 de março de 2020; e 2- Coversando sobre o Coronavirus. Previna-se ! Compartilhe o vídeo e leve informações para combater o Coronavirus. De forma objetiva e didática, o secretário de saúde do trabalhador da Confetam e Fetamce e vice-presidente do Sindsmcrato, Oldack Sucupira, esclarece as principais dúvidas sobre a doença e dá recomendações práticas para ajudar a conter a pandemia de Covid-19, em 14 de março de 2020. Além desses materiais o Sindsmcrato apoiou, abraçou e entrou na campanha em favor da Segurança dos Trabalhadores. Levantamento de condições de trabalho que fez parte da campanha “Trabalhadores e Trabalhadoras Protegidos Salvam Vidas”, liderada pela Internacional de Serviços Públicos (ISP) e organizações parcerias, como a Confetam, FETAMCE e SINDSMCRATO.

Concomitante as ações anteriormente citadas foi, promovido com muita rapidez ás ações administrativas e fiscalizadoras junto a Gestão da Saúde e do Município para proteger e valorizar os trabalhadores municipais  e protocola oficio no Município do Crato para Segurança dos Trabalhadores Municipais dos Serviços Essenciais através do Oficio 025/2020 em 27 de março de 2020, com solicitação de EPI's para os trabalhadores em quantidade e qualidade e testagem dos profissionais da linha de frente, visando a proteção e a saúde dos trabalhadores; adicional de insalubridade em grau máximo(40%), a instalação da comissão para desenvolvimento do plano de cargos e carreiras da saúde para implantação em 2021; e o Mestrado em Saúde Pública para os profissionais da saúde através de convenio município/instituição de ensino; e uma gratificação por serviços relevantes. Em 05 de junho de 2020, a secretaria municipal de saúde do Crato com supervisão e fiscalização do Sindsmcrato, deu início a testagem em massa dos profissionais de saúde para o Covid -19. Iniciando pelos ACS/ ACE, e no decorrer da semana foi realizado nos profissionais das Unidades Básicas de Saúde pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que conduziram com muito zelo e responsabilidade a testagem de todos os nossos profissionais e trabalhadores da saúde. 

 

Na linha de frente de combate à pandemia, os servidores e as servidoras assumem também a linha de frente da cobrança por #VacinaParaTodes. Urgência na vacinação em larga escala no país, única forma de conter o avanço da pandemia, que levou o Brasil a ser a nação mundial com mais mortos por Covid-19 em função da omissão criminosa do desgoverno Bolsonaro. E assim caminhamos junto a nossa base e participamos do lançamento da campanha de vacina para todes em abril de 2021 e do Manifesto dos Servidores Públicos Municipais do Brasil defendendo a vacina como um direito de todes, assegurado à população exclusivamente pelo SUS de maneira universal e gratuita no dia mundial da saúde em 7 de abril, Campanha da Confetam/CUT, abraçada pelas federações e sindicatos filiados de todo o Brasil. 

 

Conseguimos na justiça anular a exigência da Declaração da Imunização dos Trabalhadores da Educação Contra a COVID-19, com a decisão do Poder Judiciário do Estado do Ceará, Comarca de Crato, em acatar o Mandado de Segurança Coletivo impetrado pelo SINDSMCRATO contra o abuso de poder praticado pela Secretária de Saúde do Crato, ao exigir assinatura de um Termo de Compromisso, no qual condiciona o direito à vacinação dos referidos trabalhadores ao retornar às aulas presenciais ainda no mês de agosto de 2021.  Em seu despacho o Juiz reconhece os motivos apresentados pelo impetrante e defere o pedido liminar, para que os profissionais de educação possam receber o imunizante sem a obrigatoriedade da assinatura da referida Declaração ou quaisquer outras coações. Além disso, em caso de descumprimento dessa decisão, o município pagará multa diária, no valor de 50 mil reais, que será revertida a entidade sindical.

 

Ainda na Pandemia criamos O Projeto Trilha Ecológica que tem como objetivo oferecer uma opção de lazer aos sindicalizados, passeios inesquecíveis pelas belezas naturais da Região do Cariri e de alguma forma contribuir para saúde mental dos nossos servidores, sempre respeitando as questões sanitárias impostas pela Pandemia.

Continuamos em busca da valorização dos servidores, participando em todas as esferas governamentais dos atos contra a reforma administrativa (PEC 32) e em favor das PEC 14 e 22 que valorizam os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate ás Endemias, do PL2564 que valorizam os profissionais de enfermagem, e a Implementação da Lei 3999/61 que valorizam médicos, cirurgiões dentistas e auxiliares. 

 

O Sindsmcrato participou de diversas atividades virtuais e debates através de seus diretores, dentre eles, Francirléa Filgueira. Destacamos as atividades realizadas pela CUT Nacional, Confetam, CUT Ceara, Fetamce, Sindsmcrato e Sindsep-SP que tratavam de temas sobre:  prevenção e direitos trabalhistas durante este período de pandemia do coronavírus; Covid 19 como doença do trabalho prevenção e direitos trabalhistas; A luta dos trabalhadores da linha de frente no combate à covid 19 no Brasil; Saúde Mental: Os impactos da Pandemia da Covid19 na Saúde. E finalizando com a participação no Estudio F, promovido pela Fetamce que debateu a pandemia Covid-19 e seus impactos na vida dos servidores municipais. 

 

No retorno às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino, apresentamos a posição do sindicato, que no momento preocupava as péssimas condições de trabalho dos profissionais de educação, alunos e com a infraestrutura de algumas escolas, que não condiziam com o que preconizava o Plano de Retomada das aulas presenciais. Além disso, foi exposta a preocupação também em relação aos EPIs, que não foram entregues. Realizamos visitas a várias escolas, no intuito de averiguar se as condições de infraestrutura eram compatíveis com as medias sanitárias de prevenção à Covid-19, o que resultou na produção de um vídeo, no qual comprovava em que algumas unidades escolares não possuíam condições satisfatórias para o retorno às aulas presenciais. Reforçáramos o desejo do retorno às salas de aula, porém, pedimos condições de trabalho, EPIs e escolas com estruturas capazes de atender todos requisitos propostos pelo Plano de Retorno. Em resposta às reinvindicações do SINDSMCRATO, a Gestão Municipal garantiu a reforma das escolas: José Bezerra de Brito, José Isaías, CAIC, Sônia Callou e João Leandro, e as aulas só começarão após às reformas.

 

Temos participado de diversas reuniões presenciais e virtuais onde são discutidos elementos e ações do interesse dos servidores, desde o início da Pandemia da Covid 19, onde optamos enquanto sindicato, ficarmos ativos de forma presencial e virtual, mantendo as visitas de fiscalização de condições de trabalho e distribuição de EPI´s, observando as normas de segurança necessárias e dando assistência aos nossos filiados. Participamos das reuniões de conselhos municipais de saúde e educação, treinamentos da covid 19, conselho local de saúde, Mesa de Negociação Municipal (MENMP) e Comissão do Concurso Público do Crato e Câmara Municipal de Crato. Tivemos ainda inúmeras reuniões da Federação(FETAMCE), Confederação( CONFETAM), Central Sindical(CUT). Temos reunidos por diversas vezes com a secretaria de saúde para as tratativas e demandas dos servidores (profissionais de saúde e de serviços essenciais) que vão desde a qualidade e quantidade de EPI´s ás reivindicações dos profissionais no que diz respeito a insalubridade, plano de cargos e carreiras dos servidores da saúde, mestrado para os profissionais de saúde viabilizado pelo município. 

 

Estamos atentos, intervindo junto a Gestão Municipal, da Saúde e demais secretarias, fazendo visitas presenciais, monitorando através de Servidores nos locais de Trabalho, dando o devido apoio aos Servidores dos Serviços Essenciais, que estão na linha de frente de combate a Pandemia do Covid-19, com o objetivo de proteger a vida, a segurança e a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras no serviço público municipal de Crato.

Homenageamos assim, todos os irmãos, amigos, companheiros de luta e colegas da Limpeza Pública (Garis); Auxiliares de Serviços Gerais das unidades de Saúde Básica, Ambulatorial e Hospitalar; Auxiliares de Serviços Gerais - Coveiros; Agentes Administrativos da saúde; Agentes Comunitários(as) de Saúde; Agentes de combate às Endemias; Auxiliares e Técnicos de Enfermagem das Unidades Básicas de Saúde, Ambulatoriais e Hospitalares; Auxiliares e técnicas de Saúde Bucal; Auxiliares de Farmácia; Gerentes de Unidades de Saúde; Coordenadores de Atenção Primaria, Secundaria e Terciária de Saúde; Gestores da Saúde; Nutricionistas; Psicólogos; Fonoaudiólogos; Fisioterapeutas, Enfermeiros(as); Médicos Veterinários; Médicos(as); Cirurgiões(ãs) Dentistas e demais servidores públicos das diversas secretarias municipais de Crato. Que mesmo diante de todas as adversidades têm doado suas vidas e integridade física ao combate da Pandemia do Covid-19. Esta guerra que nos chegou é violenta, árdua e penosa, mas sairemos vencedores pela Ciência e com estratégias pautadas em Evidencias Científicas, como tem que ser. Nosso Povo merece respeito e não são cobaias de laboratórios a disposição de devaneios e loucuras de quem quer que seja. 

 

Nos lançam o selo de heróis, mas somos feitos de carne e osso, podemos adoecer e vir a falecer a depender da exposição. Sabemos também que as questões da Saúde do Trabalhador não são restritas aos EPI, são bem mais complexas. O EPI é parte fundamental da proteção, mas não pode ser a única. 

Condições de trabalho deficientes, jornadas de trabalho prolongadas, ritmos de trabalho intensos. Poderia aqui enumerar todas as fases de um processo de trabalho que são deficientes, insuficientes e terminam por demandar do profissional a sempre e eterna superação das condições inóspitas de trabalho e do número sempre insuficiente de profissionais. Não é de hoje, que as condições dos trabalhadores da saúde são ignoradas. Sempre foram! E precisa urgentemente ser melhorada. 

A começar pela valorização dos Profissionais, política de educação continuada e permanente, respeito aos direitos trabalhistas como a insalubridade em grau máximo e periculosidade, acesso a um Plano de Cargos e Carreiras, dentre outros.

Muito precisa ser revisto, melhorado e construído nas políticas públicas de saúde, educação e ação social quando dos pós pandemia. As reflexões precisam ser realizadas e as lições de tudo que estamos passando serem bem assimiladas para não errarmos novamente.