Escrito por: Nathan Gomes
A cidade de Limeira está sediando, entre os dias 6 e 7 de junho, o 11º Congresso da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São Paulo (FETAM-SP). Sob a bandeira “Serviço Público: É a gente que faz! Valorização. Reconhecimento. Direitos.", a plenária tem como objetivo o fortalecimento da luta e a organização sindical do estado.
A plenária reúne dirigentes e lideranças sindicais de todo o estado de São Paulo e de várias regiões do país, incluindo vários dirigentes da Confetam/Conatram, entre eles Luciana Melo, João Gabriel, Célio Vieira, Eunice Lopes, Ronaldo Ferreira, Vlamir Lima, Zelita Ramos e a presidenta licenciada, Jucélia Vargas.
A programação começou às 9h com a abertura oficial do congresso realizada pela presidenta Nicinha Lopes, que destacou a importância do encontro. “Estamos debatendo os rumos dos sindicatos que estão filiados à CUT, os sindicatos municipais, então esse dia é de extrema importância e alegria para os avanços dos trabalhadores do serviço público no estado de São Paulo. Estamos iniciando o 11º Congresso com muita determinação e esperança”.
Às 10h30, ocorreu a leitura, destaques e aprovação do regimento interno, definindo as diretrizes que irão nortear as discussões dos próximos dias. No período da tarde, a prestação de contas foi apresentada às 14h, seguida pela discussão sobre a reestruturação do estatuto às 15h.
A presidenta licenciada da Confetam/Conatram, Jucélia Vargas, esteve presente durante o primeiro dia, participando ativamente dos debates. Ela apresentou as principais campanhas da Confetam durante o evento e ressaltou a importância do 11º Congresso da Fetam-SP e os desafios a serem enfrentados. “Nossos objetivos incluem assegurar negociações coletivas nos municípios, garantir condições de trabalho dignas para nossos servidores e servidoras, promover a ampliação das carreiras e garantir o cumprimento dos pisos salariais, visando, assim, oferecer um serviço público de qualidade”, destacou a dirigente.
A Secretária Geral Adjunta, Luciana Melo, destacou a importância da igualdade de gênero e a relevância dos serviços públicos, especialmente em momentos de crise. Ela falou da importância de pautar a igualdade de gênero na vida cotidiana e, em especial, nos serviços públicos, e reforçou a necessidade de defender os serviços públicos como forma de enfrentar problemas estruturais da sociedade.
“É importante perguntar: quais são os serviços que realmente atravessam as crises? Não é o capital, mas sim os serviços públicos que são essenciais em tempos difíceis. Em meio a uma crise climática no Rio Grande do Sul, que é muito mais do que uma simples crise climática, mas uma crise crítica, os serviços públicos se mostram fundamentais. Não posso deixar de citar uma imagem que vem à minha cabeça,” concluiu Luciana durante seu discurso no Congresso.
A Secretária Nacional de Políticas Sociais da CUT e diretora do Sindema, Jandyra Uehara, também marcou presença no primeiro dia do congresso, contribuindo de forma significativa para a organização da luta dos trabalhadores. Em suas palavras: “Este congresso é de suma importância, especialmente neste ano de 2024, quando teremos eleições municipais. A participação dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público é fundamental para que tenhamos programas de governo e compromissos que estejam totalmente sintonizados com a qualidade do serviço público. Além das reivindicações por melhores condições de trabalho e salariais, temos a tarefa de comunicar à sociedade brasileira a importância do serviço público que nós realizamos”.
Célio Vieira, secretário de comunicação da Confetam, ressaltou a necessidade de um forte engajamento sindical para este ano, que acontece as eleições municipais. “Estamos enfrentando diversas dificuldades, mas estamos aqui para continuar essa luta. Acredito que esse ano é diferenciado, pois teremos eleições municipais, e precisamos nos empenhar bastante para eleger nossos candidatos e candidatas. É fundamental que nos esforcemos ao máximo para, ao final do ano, conseguirmos eleger aqueles que levarão nossas pautas para as câmaras municipais. Não podemos mais perder tempo. Vocês estão vendo que a direita está avançando, e não podemos permitir isso”, afirmou.
O secretário de Comunicação e Imprensa Adjunta, Vlamir Lima, salientou a relevância do encontro. "O 11° Congresso da FETAM SP, realizado logo depois da nossa participação na Marcha a Brasília (22/05), onde mais de 20 mil trabalhadores estiveram levantando as bandeiras pela Revogar as Reformas Trabalhista e da Previdência e o fim da lei das terceirizações, agora temos que discutir a continuidade desta luta cobrando do governo Lula e do Congresso Nacional".
As atividades continuam amanhã, começando às 9h com a análise de conjuntura. Às 10h, haverá abertura para intervenções e discussão em plenário, seguida às 11h30 por uma sessão sobre a reforma sindical e a convenção 151 da OIT.
À tarde, a programação inclui a eleição da Diretoria Executiva e Suplentes, além do Conselho Fiscal, membros efetivos e suplentes da FETAM-SP/CUT, que ocorrerá às 13h30. O anúncio da direção eleita será feito às 15h, seguido pela avaliação do 11º Congresso da FETAM-SP/CUT às 15h10.