Servidoras de 19 estados participam do I Encontro Nacional das Mulheres Pretas Municipais
Durante o encontro virtual, representantes da BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PR, PE, PI, RN, RS, RO, RR, SC, SE e SP construirão o Coletivo Nacional de Combate ao Racismo da Confetam/CUT
Publicado: 20 Julho, 2021 - 11h09
Escrito por: Déborah Lima
Cento e quarenta servidoras públicas municipais CUTistas de 19 estados do Brasil se reúnem, logo mais às 18 horas, no I Encontro Nacional das Mulheres Pretas Municipais, promovido pela Secretaria de Combate ao Racismo da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT). A deputada federal e ex-governadora do Rio de Janeiro, Benedita da Silva, fará uma saudação às participantes e dirigentes.
Entre as inscritas para o encontro virtual, que integra a agenda da Campanha “Julho das Pretas”, estão representantes da BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PR, PE, PI, RN, RS, RO, RR, SC, SE e SP. O objetivo da campanha é denunciar o genocídio da população negra no Brasil, intensificado com a pandemia de Covid-19.
Com o tema ‘‘Para o Brasil genocida, mulheres negras apontam a solução’’, o encontro de duas horas de duração debaterá com representantes das federações estaduais de servidores municipais e de sindicatos da categoria das cinco Regiões do país a construção do Coletivo Nacional de Combate ao Racismo da Confetam/CUT. Violência, linguagem e racismo estrutural também estarão na pauta do I Encontro das Pretas Municipais.
Mulheres negras apontam a solução
Para debater o tema central do encontro foram convidadas Eliane Costa Santos, professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), e integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN); e as cientistas sociais Divaneide Basílio, vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Natal, e Anatalina Lourenço, secretária nacional de Combate ao Racismo Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasil).
A Campanha “Julho das Pretas” é alusiva ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. A data surgiu em 1992, quando a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou na República Dominicana o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino americanas e Caribenhas.
No Brasil, o 25 de julho também é o Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra, uma referência à líder preta que comandou a luta do quilombo de Quariterê, no Século XVIII.
Serviço:
I Encontro Nacional das Mulheres Pretas Municipais
Terça-feira, dia 20 de julho, das 18 às 20 horas
Participação pelo aplicativo ZOOM
Programa:
18 às 18h10 - Abertura
Vilani de Souza Oliveira – secretária de Combate ao Racismo da Confetam/CUT
Jucélia Vargas Vieira de Jesus – presidenta da Confetam/CUT e do Comitê contra a Xenofobia da Internacional de Serviços Públicos (ISP)
18h10 às 19h10 - Mesa temática
‘‘Para o Brasil genocida, Mulheres Negras apontam a solução’’
Eliane Costa Santos - professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), e integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN)
Divaneide Basílio – vereadora de Natal pelo PT
Anatalina Lourenço - secretária nacional de Combate ao Racismo da CUT Brasil
Coordenação: Vilani de Souza Oliveira – secretária de Combate ao Racismo da Confetam/CUT
19h10 às 19h40 - Debate
19h40 às 20h - Criação e composição do Coletivo de Combate ao Racismo da Confetam/CUT
Considerações finais
Encerramento