MENU

9º Congresso da Fetam de Minas Gerais é realizado

Encontro reúne diversas dirigentes sindicais de Minas Gerais

Publicado: 08 Maio, 2024 - 11h52

Escrito por: Nathan Gomes

notice

O 9º Congresso da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Minas Gerais (FETAM-MG) está sendo realizado nos dias 07 e 08 de maio, na cidade de Santana do Paraíso, sob o tema “O Movimento Sindical dos Municipais de Minas Gerais: É a gente que faz”. O encontro tem como objetivo avançar na luta e na organização sindical, reunindo dirigentes e lideranças do estado e do país.

A presidenta da Confederação dos Trabalhadores(as) no Serviço Público Municipal (Confetam/Conatram), Jucélia Vargas, esteve presente durante o primeiro dia, participando ativamente dos debates. Ela ressaltou a importância do 9º Congresso da Fetam-MG e os desafios a serem enfrentado. “A Fetam cresceu em número de sindicatos, tivemos alguns que recentemente venceram eleições, e com isso a possibilidade de ampliar ainda mais a sua organização, as estratégias para o enfrentamento que a gente tem pela frente”, ressalta.

“Os nossos objetivos é garantir negociações coletivas nos municípios, condições de trabalho descente para os nossos servidores e servidoras, ampliação das carreiras, cumprimento dos pisos, para que a gente possa, por consequência, ter um serviço público de qualidade”, destacou a dirigente.

A presidenta da Confetam destacou também as atividades do primeiro dia e os encaminhamentos que serão tomados, como a criação da Secretaria do Coletivo LGBTQIA+. “Temos que organizar esse coletivo para tratar das questões que são importantes e fundamentais para esse público”.

Além disso, ainda sobre as atividades do primeiro dia, foi aprovado o Regimento Interno; em seguida foi realizado debates sobre conjuntura nacional e internacional, Regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), debate sobre os pisos da saúde e educação, e lançamento da Plataforma para as Eleições Municipais de 2024.

Nesta quarta-feira (08) a programação segue com a construção do plano de lutas, eleições da nova direção e conselho fiscal para a gestão 2024-2028.