30h semanais direitos adquiridos pelas assistentes sociais
Na quarta-feira 22, as servidoras Assistentes Sociais de Toledo conquistaram definitivamente o direito a cumprir a carga horária semanal de 30h. A reunião aconteceu na quarta-feira (22) às 17h30 no Auditório Acary de Oliveira. A luta arrastava-se desde 2010, quando foi aprovada a lei federal 12.317/2010. Na ocasião tomaram posse no serviço público municipal de Toledo, as servidoras Samara de Freitas Villas Boas e Cláudia Marinês Siebert Padilha, aprovadas no Concurso Público nº 02/2013, no cargo de Assistente Social. Conforme informação da administração, o município conta com 47 servidoras no cargo de assistente social, distribuídas em algumas secretarias.
Importante ressaltar que, em 2010 as servidoras assistentes sociais entraram coletivamente com uma ação judicial contra o município que até então não cumpria com a lei federal sancionada e publicada no ano de 2010.
A luta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo - SERTOLEDO para que o município cumprisse a Lei Federal de 12317/2010, homologada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chegou ao fim, pois o prefeito Beto Lunitti cumpriu com esta antiga reivindicação da classe e a legislação federal. O ato que legitimou a carga horária de trabalho de 30 horas semanais para assistentes sociais no município aconteceu no auditório Acary de Oliveira. A mudança na carga horária é considerada uma conquista da categoria em nível nacional, possibilitada pela Lei Federal N°12.317/2010. O atendimento desta Lei era constantemente pelo SERTOLEDO cobrado município pelos Profissionais, bem como, pela Associação dos Profissionais de Serviço Social de Toledo (APSS).
Fonte: SERTOLEDO