MENU

Centrais sindicais entregam pauta da classe trabalhadora aos poderes no 22 de maio

Publicado: 24 Maio, 2024 - 15h38 | Última modificação: 24 Maio, 2024 - 15h44

Escrito por: Nathan Gomes

Thainá Duete
notice
Milhares de trabalhadores e trabalhadoras marcham em Brasília por direitos e justiça social

As principais centrais sindicais do Brasil uniram-se para lançar dois documentos essenciais para a classe trabalhadora do país: a “Pauta da Classe Trabalhadora – Prioridades 2024” e a “Agenda Jurídica e das Centrais Sindicais no STF - 2024”. Além desses, um terceiro documento intitulado de "Agenda Legislativa das Centrais Sindicais - 2024", está em desenvolvimento.

Esses documentos estão sendo apresentados às autoridades dos Três Poderes e perspectiva é de sejam entregues ao presidente Lula, aos ministros do governo federal, aos ministros do STF, e aos líderes do Congresso Nacional.

A “Pauta da Classe Trabalhadora – Prioridades 2024” resulta de debates nas bases de cada central sindical e de suas congressos nacionais. Este documento foi atualizado na Plenária Nacional de 2024, realizada em Brasília em 22 de maio, e reflete as prioridades sindicais para o ano. Algumas das 63 reivindicações de 2022 foram atendidas pelo governo Lula, resultando em um documento revisado.

A nova pauta abrange 20 pontos principais, incluindo a valorização da negociação coletiva no setor público e privado, a reforma tributária, políticas de geração de trabalho e renda, e a reconstrução do Rio Grande do Sul. Destacam-se a aprovação da Convenção 151 da OIT, que incentiva negociações coletivas e regulamenta o setor público, garantindo direitos trabalhistas, direito à greve e coibindo práticas antissindicais.