Escrito por: Nathan Gomes

Coletivo de Juventude da Confetam/CUT é formado e realiza sua primeira reunião

A primeira reunião do coletivo de juventude dos municipais ocorreu nesta segunda (21) via plataforma on-line

Nesta segunda-feira (21), a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) realizou a primeira reunião do seu Coletivo de Juventude, marcando o início de um espaço de articulação e debate focado na juventude trabalhadora. O encontro, que contou com a presença de representantes de oito estados do Brasil e foi coordenado por Leonardo Irineu, interino na secretaria de Juventude da Confetam, teve como objetivo traçar os primeiros passos para fortalecer a organização sindical entre os jovens.

A reunião contou ainda com a participação de Cristiana Paiva, secretária de Juventude da CUT Nacional, que reforçou a importância de articular a juventude em torno de uma agenda de transformação social, valorizando as pautas que afetam diretamente a juventude no serviço público.

Durante o encontro, foi feito o mapeamento dos desafios e potencialidades das pautas, buscando construir uma agenda unificada para 2025. "Hoje tivemos um momento muito importante, porque conseguimos reunir jovens de várias regiões do Brasil para discutir temas que interessam à juventude dentro do contexto do serviço público municipal", destacou Leonardo Irineu. Segundo ele, a reunião evidenciou que, além dos desafios internos para consolidar a juventude como uma força sindical, é necessário engajar mais jovens nos espaços político-institucionais para garantir a ampliação dos direitos da classe trabalhadora.

A partir do debate, ficou claro que a juventude enfrenta desafios únicos, mas que também possui grande potencial para fortalecer o movimento sindical. "O Coletivo de Juventude não é homogêneo, ele é formado por jovens de diferentes contextos e realidades. E essa diversidade é nossa força para construir um movimento representativo, que reflita os desafios do jovem trabalhador de hoje", afirmou Leonardo.

Como deliberação, ficou definido que o Coletivo irá produzir uma cartilha da juventude dos municipais, que será distribuída aos sindicatos de base para auxiliar na formação de novos coletivos. Esse material será um guia para os sindicatos organizarem e fortalecerem a participação dos jovens em suas respectivas regiões.

Além disso, foi marcada uma nova reunião para o dia 25 de novembro, às 19h30, via Zoom, onde serão discutidos os avanços e novas estratégias de atuação. A expectativa é ampliar a participação de jovens, visando a presença de representantes de todos os estados do Brasil, consolidando o Coletivo de Juventude da Confetam como uma voz ativa e representativa no cenário sindical nacional.