Coletivo de Saúde da Confetam debate 5ª Conferência Nacional e carreira única no SUS
A intenção é retomar a pauta na 5ª CNSTT, além de mobilizar para eventos futuros, como a Plenária Sindical Nacional, em 22 de outubro.
Publicado: 14 Agosto, 2025 - 16h28
Escrito por: Alison Marques

O Coletivo de Saúde da Confetam realizou nesta quarta-feira, 13, uma reunião online com representantes da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte e São Paulo. Entre as principais pautas, estiveram a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), a Mesa de Negociação Permanente e a proposta de criação da carreira única interfederativa no SUS.
A secretária de Políticas de Saúde Pública da Confetam, Irene Rodrigues, destacou que a conferência, marcada para 18 a 21 de agosto, em Brasília, será um espaço estratégico para debater temas como a Reforma Administrativa, a valorização dos profissionais de saúde e a criação de um fundo tripartite para custear a carreira. Segundo ela, é fundamental que a categoria se envolva, divulgue e leve as propostas aos sindicatos de base.
O encontro também abordou o Programa Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do SUS, já aprovado, mas ainda sem implementação. A intenção é retomar a pauta na 5ª CNSTT, além de mobilizar para eventos futuros, como a Plenária Sindical Nacional, em 22 de outubro, e audiências públicas sobre jornada de trabalho da enfermagem e fortalecimento do SUS.
Para Irene Rodrigues, “a participação efetiva nas mesas de negociação e nas atividades nacionais é essencial para garantir avanços concretos na saúde pública e na valorização dos trabalhadores”.