MENU

Começa a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

A Confetam está representada por Irene Rodrigues, Suyenne Borges, e Edenilde Gonçalves. A 5ª CNSTT segue até o dia 21, em Brasília.

Publicado: 18 Agosto, 2025 - 10h15 | Última modificação: 18 Agosto, 2025 - 10h19

Escrito por: Alison Marques

notice

Começou nesta segunda-feira, 18 de agosto, a etapa nacional da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), que se estende até o dia 21, em Brasília. Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, o encontro é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e promovido pelo Ministério da Saúde, reunindo representantes da sociedade civil, gestores, trabalhadores e entidades sindicais para debater e deliberar diretrizes que fortaleçam políticas públicas voltadas à saúde do trabalhador no âmbito do SUS.

A conferência está estruturada em três eixos centrais: a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; as novas relações de trabalho e seus impactos sobre a saúde; e a participação popular para o fortalecimento do controle social. Além disso, a 5ª CNSTT busca avaliar os impactos de longo prazo da pandemia de Covid-19 sobre a saúde da classe trabalhadora, refletindo sobre mudanças no perfil de adoecimento e propondo respostas adequadas a esses desafios.

O Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho na Saúde (DEGERTS), vinculado à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), é o responsável pela proposição, incentivo e acompanhamento das políticas de gestão, planejamento e regulação do trabalho em saúde. Sua atuação considera dimensões como relações, vínculos e condições de trabalho, elementos fundamentais para a valorização dos profissionais e para a construção de uma política sólida de gestão do trabalho em todas as esferas do SUS, pública e privada, contribuindo para o cuidado humanizado aos usuários.

Na ocasião, a Confetam está representada por Irene Rodrigues, secretária de Saúde Pública da Confetam; Suyenne Borges, secretária de Organização e Política Sindical; e Edenilde Gonçalves, coordenadora geral do Sindiserve Glória (SE) e integrante da diretoria da entidade.