Comitê de Mulheres da ISP reforça luta por cuidados públicos e contra a violência
Publicado: 04 Novembro, 2024 - 13h01 | Última modificação: 24 Novembro, 2024 - 15h40
Escrito por: Nathan Gomes
Na última terça-feira (29), em São Paulo, o Comitê Brasileiro de Mulheres da Internacional de Serviços Públicos (ISP) realizou um encontro nacional para marcar o Dia Internacional dos Cuidados e Apoio, trazendo à tona uma agenda de grande importância para as mulheres trabalhadoras do setor de serviços públicos na região Interamérica.
O evento reuniu cerca de 45 participantes de diversas entidades filiadas à ISP, incluindo representantes das mulheres urbanitárias. A reunião abordou o universo laboral feminino, como a urgência do enfrentamento à violência no trabalho e a ratificação da Convenção nº 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estabelece normas contra a violência e o assédio no ambiente de trabalho.
Luba Melo, secretária-geral adjunta da Confetam/CUT, destacou a relevância das pautas debatidas. "Debatemos dois temas importantes: enfrentamento à violência no trabalho e a ratificação da Convenção 190 da OIT, além do Plano Nacional de Cuidados. A campanha da ISP, 'Se o cuidado é para todxs, é Público!', reforça a necessidade de políticas públicas inclusivas que protejam e valorizem as mulheres”.
O Brasil, assim como outros países da região Interamérica, está discutindo a implementação de um Plano Nacional de Cuidados, que vem sendo acompanhado de perto pelas lideranças sindicais e pelo Comitê de Mulheres da ISP. A proposta visa garantir que os cuidados sejam acessíveis e públicos, fortalecendo uma estrutura que ampare as mulheres diante dos desafios sociais e econômicos, especialmente em um momento de avanço da extrema direita no país.