Escrito por: Alison Marques
A mesa foi coordenada por Jucélia Vargas, presidenta da Confetam, ao lado de Cícera Isabel Batista, vice-presidenta da entidade.
Nesta sexta-feira, 10, no 4º Congresso da Confetam, aconteceu a apresentação do balanço político e organizativo da atual gestão, em um momento de avaliação, escuta e reafirmação de compromissos com a base sindical. A mesa foi coordenada por Jucélia Vargas, presidenta da Confetam, ao lado de Cícera Isabel Batista, vice-presidenta da entidade.
Abrindo os trabalhos, a direção destacou a importância de compartilhar com transparência as ações realizadas ao longo do último mandato — um período marcado por intensas lutas em defesa dos direitos das(os) servidoras(es) municipais, contra a privatização dos serviços públicos e pela valorização da categoria. Na ocasião, foi exibido um vídeo institucional que apresentou as principais atividades e conquistas da gestão.
Em sua fala, Jucélia Vargas reforçou que o balanço deve ser conhecido e divulgado pela base sindical: “Tivemos muitos desafios, enfrentamos momentos difíceis, mas realizamos um trabalho árduo. Esse é um momento de fortalecer a comunicação e partilhar com as nossas bases tudo o que foi feito. Cada sindicato deve replicar isso em sua realidade”, afirmou.
A presidenta também destacou que a Confetam tem atuado de forma intensa por meio de seminários, oficinas, formações e ações políticas com seus coletivos temáticos — de raça, juventude, LGBTQIA+, formação e outros. “Vamos sair desse Congresso com uma tese realinhada, com as contribuições de vocês. E vamos entregar essa nova tese impressa para cada federação. Isso também é democracia sindical!”, concluiu.
O momento reafirmou o compromisso da Confetam com a transparência, o diálogo e a construção coletiva de um sindicalismo forte, combativo e conectado com as necessidades da classe trabalhadora municipal.