Escrito por: Nathan Gomes

Confetam comemora 24 anos em evento em Fortaleza e destaca luta por direitos

A celebração reuniu lideranças sindicais de todo o país para comemorar a história e conquistas, reforçando a importância da união na defesa dos servidores municipais

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/Conatram) celebrou seu aniversário de 24 anos, nessa terça-feira (18), em evento realizado no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará (Sindjorce), em Fortaleza. O encontro, que reuniu cerca de 100 dirigentes sindicais dos municipais de todo o país, foi transmitido através de uma live, realizada simultaneamente nas três principais redes sociais — Facebook, Instagram e YouTube.

O evento, que durou cerca de duas horas, contou com uma grande estrutura, contando com dois ambientes distintos, distribuídos entre o espaço interno e externo, ambos decorados com a temática junina e, ao mesmo tempo, referenciando o já tradicional “Café da Confetam”.

A presidente licenciada, Jucélia Vargas, e o jornalista Rafael Mesquita lideraram a apresentação do evento, conduzindo a programação de forma dinâmica e envolvendo todos os presentes. Durante toda a programação, eles convidaram as lideranças das Federações, bem como os dirigentes da Confetam, para falarem sobre a relevância do momento e destacar as pautas essenciais em luta.

Na abertura da live, Jucélia Vargas ressaltou o tamanho político da Confetam, reverenciando algumas lideranças como Graça Costa e Villani Oliveira, entre outros. “Uma entidade que está presente em quase todos os estados brasileiros, ao longo desses 24 anos passamos por grandes momentos, levando a organização dos servidores públicos municipais para todos os cantos desse país”. Ela enfatizou ainda que a celebração é um momento de confraternizar com todos que fazem parte da entidade, agradecendo a todos e todas presentes e aos que acompanharam virtualmente.

A presidenta em exercício da Confetam, Cícera Batista, lembrou a história da entidade. Ela destacou as dificuldades enfrentadas durante os anos de construção do movimento, ressaltando a união e alegria de estar em luta por trabalho digno e serviços públicos de qualidade.

“É muito importante termos homens e mulheres comprometidos com nossa luta, por saúde, por educação, por assistência social. Quanto mais difícil a situação, mais estímulos a gente soma. Estamos aqui cada dia mais preparados na luta e acreditando que dias melhores virão, porque estamos juntos e juntas para fazer a luta dos trabalhadores e trabalhadoras municipais do nosso país”, ressaltou Cícera.

João Gabriel, secretário Geral da Confetam, falou durante o evento, destacando a resistência dos sindicatos e ressaltando a história da própria Confetam por ser uma entidade representativa e de união. “A Confetam é a expressão do sindicalismo classista, que une todas as áreas do serviço público municipal, tendo a sua luta em direção aos direitos não só dos servidores, mas à toda população”, destacou.

O momento de celebração contou com saudação de diversas personalidades políticas e lideranças sindicais como Larissa Gaspar e Adriana Almeida; João Cayres, da Internacional de Serviços Públicos (ISP); Jandyra Uehara, Secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT; Julia Reis, Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS); Denise Motta, Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres; Adriana Marcolino, Diretora Técnica do Dieese; entre outros, também enviaram saudações ao aniversário de 24 de luta da Confetam.

Presente em 23 estados, a Confetam é a representação nacional dos servidores municipais e possui 18 federações, quase 1,5 milhão de trabalhadores e trabalhadoras unidos em 842 sindicatos filiados. A entidade tem tido um papel relevante ao longo da sua história na defesa de direitos e na luta pela garantia de serviços públicos de qualidade para toda população.