Escrito por: Confetam/CUT
Prefeito Gean Loureiro recuou da postura intransigente depois de uma manifestação gigante das famílias dos trabalhadores da Comcap, no último domingo
A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) saúda os profissionais da Comcap e a direção do Sindicato dos Servidores Municipais de Florianópolis (Sintrasem) pela manifestação histórica, realizada no último domingo (31), que resultou na retomada das negociações entre a prefeitura e os grevistas da empresa pública responsável pela limpeza da cidade, parados há 15 dias contra a terceirização de parte da Comcap.
O gigantesco ato das famílias dos trabalhadores e trabalhadoras, e de integrantes da população, fez o prefeito Gean Loureiro recuar da negativa de negociar com os grevistas. No mesmo dia do ato, a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) recebeu a comissão laboral – em pleno domingo à noite.
A greve foi encerrada por decisão de Assembleia dos trabalhadores da Comcap, realizada na manhã desta segunda-feira (01), com o compromisso de que ninguém será punido, ou terá o salário descontado, e de que todos terão assegurado o direito à reposição dos dias parados fora do horário. A PMF também assegurou que a portaria que cria uma comissão para abrir processos administrativos está sendo revogada.
Os trabalhadores saíram da greve com a garantia de estabilidade, o acordo coletivo da Comcap segue em vigência e o Sintrasem teve assegurada a retirada da multa milionária imposta ao sindicato. No entanto, o projeto de Gean Loureiro de privatizar o serviço de limpeza pública de Florianópolis não foi derrubado por inteiro. O Sintrasem alerta que a lei aprovada pela base do prefeito na Câmara Municipal está cheia de incoerências jurídicas.
Para enfrentar as consequências desastrosas da lei e defendermos juntos uma Comcap pública, a Confetam/CUT irmana-se à luta dos trabalhadores, das trabalhadoras e do sindicato! Avante até a vitória!
Fortaleza, 01 de fevereiro de 2021.
Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal – Confetam/CUT