Confetam/CUT lança Campanha Salarial Nacional dia 11 em São Paulo
A Campanha Salarial 2019 dos Servidores Municipais será lançada durante a primeira reunião do ano da direção nacional da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT).
Publicado: 23 Janeiro, 2019 - 16h26
Escrito por: Déborah Lima
A direção ampliada da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) tem encontro marcado em São Paulo nos dias 11 e 12 de fevereiro. Dirigentes nacionais do Ramo dos Municipais e de 17 federações estaduais da categoria se encontrarão no Hotel Braston durante a primeira reunião do ano da direção da entidade, que lançará a Campanha Salarial Nacional Unificada 2019 dos Servidores Públicos Municipais.
A abertura da atividade está prevista para às 14h do dia 11, com uma mesa sobre análise de conjuntura nacional, seguida de debates e do lançamento da Campanha Salarial 2019, agendado para às 16h30.
Juntos em defesa dos direitos e do serviço público
Com o tema “Todos juntos em defesa dos direitos trabalhistas e do serviço público de qualidade para o povo brasileiro”, a campanha deste ano trabalha oito eixos de luta: previdência pública e solidária; concurso público e estabilidade do servidor; direito à livre negociação no serviço público; defesa do SUS e do SUAS; educação pública, de qualidade, laica e emancipadora; defesa da democracia e dos direitos; justiça fiscal; e revogação da Emenda Constitucional (EC) 95.
A categoria reivindica reajuste salarial de 8,6%, percentual equivalente à inflação acumulada nos 12 meses que antecedem a data-base de 1º de janeiro de 2019 (3,43%), somado a um índice de 5% de ganho real (reajuste acima da inflação), conforme cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Agenda nacional
A reunião da direção da Confetam/CUT inicia às 14h do dia 12. Na pauta, o planejamento da agenda nacional 2019, que inclui a 8ª Plenária Nacional da Confetam/CUT, o 13º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (Concut), a 4ª Conferência Nacional de Formação da CUT, de 27 a 31 de maio, em Belo Horizonte (MG), e o calendário de lançamento da Campanha Salarial 2019 nos estados e municípios. Logo após, os dirigentes discutem o financiamento da ação sindical e a situação financeira da entidade.
À tarde, a partir das 13h, a direção nacional da Cofetam/CUT ouve o relato de representantes de federações e sindicatos de servidores de prefeituras de todo o Brasil para planejar ações conjuntas municipais, estaduais e nacionais.
Participação de 13 estados
Delegações de pelo menos 13 estados – Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Alagoas, Bahia e Piauí -, já confirmaram presença.
A reunião ampliada da direção da Confetam/CUT encerra às 16h do dia 12 com informes dos dirigentes das entidades.
Confira o programa:
11 de fevereiro (segunda-feira)
14h - Abertura
Análise da conjuntura nacional
16h30 – Lançamento da Campanha Salarial Nacional Unificada 2019 dos Servidores Públicos Municipais
18h – Encerramento
12 de fevereiro (terça-feira)
8h – Início
Reunião da direção nacional da Confetam/CUT
Agenda nacional 2019
- 8ª Plenária Nacional da Confetam/CUT
- 13º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (Concut)
- 4ª Conferência Nacional de Formação da CUT
- Calendário de lançamento da Campanha Salarial 2019 nos estados
Situação financeira da Confetam/CUT
- Lista de quites e não quites/inadimplência
- Financiamento sindical
12h – Almoço
13h – Relato dos estados
Informes
16h – Encerramento
Retorno dos dirigentes