Escrito por: Thiago Marinho
A temática geral da Campanha Salarial em 2024 é “Serviço Público: É a Gente que Faz! - Valorização. Reconhecimento. Direitos".
Na manhã desta quinta-feira (15/01), via plataforma Zoom, a Confetam/Conatram promoveu a Oficina de Formação e Lançamento do Guia para pautar a Campanha Salarial no seu Município.
A formação contou com as presenças de Silvana Piroli, secretária de Assuntos Jurídicos da Confetam/Conatram; Rafael Mesquita, assessor de imprensa da Confetam/Conatram e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará – Sindjorce e Wésia Sena, secretária de Formação da Confetam/Conatram.
Desde a sua criação, no início dos anos 2000, a Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Serviço Público Municipal (Confetam) tem convocado as entidades do ramo, incluindo federações e sindicatos municipais, para o objetivo comum de negociar condições salariais, benefícios e direitos trabalhistas de forma conjunta, seja em nível nacional, estadual ou municipal. A partir de 2008, a Confetam deu o pontapé inicial para a campanha salarial unificada.
A temática geral da Campanha Salarial em 2024 é “Serviço Público: É a Gente que Faz! - Valorização. Reconhecimento. Direitos". “As entidades filiadas devem adotar essa temática e a identidade visual da campanha nacional. É fundamental marcar lançamentos locais da campanha nos municípios, com a participação dos servidores públicos e lideranças sindicais. Esses eventos podem incluir assembleias, reuniões informativas, e atividades de mobilização”, destaca Jucélia Vargas, durante a abertura da formação.
O guia é uma ferramenta indispensável para sindicatos e entidades representativas dos servidores públicos municipais. Abrange desde a compreensão do processo de campanha salarial até a implementação de estratégias eficazes de negociação e mobilização. Com foco na valorização, reconhecimento e garantia de direitos dos servidores do serviço público.
“A campanha salarial é um processo organizado pelos sindicatos e entidades representativas dos servidores públicos municipais para negociar condições salariais, benefícios e direitos trabalhistas com as autoridades municipais, visando melhorias nas condições de trabalho e na qualidade de vida dos funcionários públicos, ressaltou Silvana.
O documento oferece orientações detalhadas sobre como adaptar a pauta nacional às necessidades locais, a importância da comunicação profissional nas redes sociais, a organização de eventos de lançamento e ações de mobilização, entre outros aspectos fundamentais para o sucesso da campanha. Este guia é um aliado indispensável para fortalecer a voz dos servidores municipais e promover mudanças significativas em suas condições de trabalho e remuneração.
“Essa união de esforços visa fortalecer a posição dos servidores e ampliar sua capacidade de negociação diante dos órgãos governamentais. A campanha salarial unificada é uma estratégia importante para garantir melhores condições de trabalho, salários justos e benefícios adequados para os servidores públicos municipais, promovendo assim a valorização e o reconhecimento do serviço público e dos profissionais que o desempenham”, destacou Rafael Mesquita, escritor do guia.
O guia é uma demanda da Confetam/Conatram produzido, escrito, diagramado e revisado pelos jornalistas: Rafael Mesquita, Igor Thawen e Thiago Marinho que fazem parte da WGR Comunicação, que presta serviço de assessoria de imprensa para a entidade.