Escrito por: Alison Marques

Confetam marca presença na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, em Brasília

A partir de seu 4º Congresso, a Confetam passa a contar com uma Secretaria Nacional do Meio Ambiente, reforçando seu compromisso com a pauta ambiental e a justiça climática em todo o país.

O secretário de Comunicação e Imprensa da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Célio Vieira, está em Brasília representando a entidade na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontece entre os dias 6 e 9 de maio no Centro Internacional de Convenções do Brasil.

Após quase 12 anos desde sua última edição, a conferência retorna como um espaço fundamental de diálogo social para debater políticas públicas ambientais e estratégias de enfrentamento à emergência climática. O tema central desta edição é “Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica”.

Organizada em cinco eixos — Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; Justiça Climática; Transformação Ecológica; e Governança e Educação Ambiental —, a conferência reunirá propostas elaboradas em mais de 900 encontros prévios em todo o país, com participação de representantes de 2.570 municípios.

Segundo Célio Vieira, a presença da Confetam reforça o compromisso do movimento sindical com a construção de políticas públicas sustentáveis. “Participar desse espaço é reafirmar que o serviço público municipal está diretamente ligado à agenda ambiental. São os servidores e servidoras que atuam na linha de frente da preservação, da fiscalização, da educação ambiental e do atendimento às populações mais vulneráveis. Precisamos estar incluídos no debate para garantir que a transformação ecológica seja justa e democrática”, destacou.

Durante o evento, serão discutidas 100 propostas prioritárias que servirão de base para atualizar a Política Nacional sobre Mudança do Clima e subsidiar a elaboração do Plano Clima, documento orientador das ações do governo federal no tema. A Confetam defende uma transição ecológica com justiça social, participação popular e valorização do serviço público como instrumento central para garantir a sustentabilidade e a proteção das comunidades frente às mudanças climáticas, conforme orientou durante seu 4º Congresso, que aconteceu em abril deste ano, em Beberibe, no Ceará. A partir desse último Congresso, a Confetam passa a contar com uma Secretaria Nacional do Meio Ambiente, reforçando seu compromisso com a pauta ambiental e a justiça climática em todo o país.