MENU

Confetam participa da 12º encontro da RENASTTÃO e discute saúde do trabalhador

Publicado: 06 Novembro, 2024 - 09h12 | Última modificação: 06 Novembro, 2024 - 13h06

Escrito por: Nathan Gomes

notice

Começou nesta terça-feira (05), em Brasília, o 12º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Renastt), reunindo profissionais de saúde, lideranças sindicais, movimentos sociais e pesquisadores de todo o país. Focado no fortalecimento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renastt), o evento também se configura como uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), marcada para agosto de 2025.

Raimundo Nonato, secretário Nacional Adjunto de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora da Confetam/CUT, destacou a relevância do evento. "Este é um evento essencial para os trabalhadores brasileiros – do setor público, privado e rural. Discutimos temas que afetam diretamente a saúde do trabalhador, incluindo a aplicação dos recursos que serão destinados ao longo do país.”

O Secretário de Comunicação e Imprensa da Confetam/CUT, Célio Vieira, também reforça o caráter estratégico do encontro. “Esse evento é para planejar o futuro, alinhando todos os segmentos que atuam na defesa da saúde da trabalhadora e do trabalhador, para que possamos avançar com o controle social e a união entre o SUS e a Renastt.”

O evento segue nesta quarta-feira (06) com uma agenda intensa de atividades, incluindo palestras e oficinas regionais que visam capacitar os participantes e ampliar o debate sobre temas emergentes na saúde do trabalhador, como o impacto das mudanças climáticas, o combate ao racismo e a precarização das condições de trabalho. Destaque também para a 3ª Mostra de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no SUS, que promove trocas de experiências e inovações na área. A programação inclui ainda um espaço cultural com a obra do cineasta Beto Novaes, que retrata a realidade dos trabalhadores brasileiros, fortalecendo o entendimento da saúde do trabalhador como um direito humano essencial.