Escrito por: Confetam/CUT com informações do FNDC
Plenária virtual no dia 17 de outubro elegerá direção do Fórum para o biênio 2020-2022
Representada pela secretária de Comunicação e Imprensa, Cícera Batista, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) participa, nos dias 9, 13, 16 e 17 de outubro, da 23ª Plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). A plenária virtual discutirá os principais desafios das comunicações na atualidade e elegerá a nova direção do FNDC para o biênio 2020-2022. Composto por mais de uma centena de entidades em todo o país, entre elas a Confetam/CUT, o FNDC é uma das principais organizações da sociedade civil brasileira na luta por políticas públicas democráticas de comunicação.
O programa da 23ª Plenária Nacional do FNDC inclui três painéis temáticos e uma plenária final, que aprovará o Plano de Ação da entidade para os próximos anos. A abertura ocorrerá às 19h desta sexta (9), com o painel "Acesso à Internet como direito - uma desigualdade escancarada pela pandemia". O objetivo é debater as atuais condições de infraestrutura de acesso à internet, incluindo políticas de universalização do acesso e desafios tecnológicos, como a chegada da tecnologia 5G no Brasil, e o que está em jogo nessa disputa.
No dia 13 de outubro, às 19h, será realizado o segundo painel, com o tema "Liberdade de expressão no cenário de monopólios, discurso de ódio e desinformação", que vai englobar desde os debates em torno das crescentes violações à liberdade de expressão no país, bem como as discussões atuais para aprovação de um marco legal sobre fake news, proteção de dados pessoais, ataques à comunicação pública e papel das emissoras de radiodifusão e da mídia tradicional no contexto de degradação democrática do país.
No dia 16 de outubro, também a partir das 19h, será realizado o terceiro painel, com o tema "Vozes da Cidadania - estruturando políticas de comunicação democrática nos territórios". Em meio ao contexto eleitoral, o FNDC pretende discutir, a partir de percepções locais, os desafios da comunicação comunitária e alternativa e também propostas para políticas locais de comunicação. O objetivo é influir no debate eleitoral buscando construir propostas para as candidaturas que vão disputar o pleito eleitoral deste ano.
Por fim, no sábado, dia 17 de outubro, a partir das 10h, a plenária será retomada para a discussão e aprovação final das teses, incluindo o Plano de Ação do FNDC. Em seguida, será realizada a eleição da próxima gestão da entidade, que inclui a composição da Coordenação Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal.
Confira o programa da 23ª Plenária Nacional do FNDC:
09/10 - Sexta-feira - 19h/21h30
Painel 1
Acesso à Internet como direito - uma desigualdade escancarada pela pandemia
13/10 - Terça-feira - 19h/21h30
Painel 2
Liberdade de expressão no cenário de monopólios, discurso de ódio e desinformação
16/10 - Sexta-feira - 19h/21h30
Painel 3
Vozes da Cidadania - estruturando políticas de comunicação democrática nos territórios
17/10 - Sábado - 10h/17h
Plenária final de deliberações
Aprovação das teses
Eleição da Coordenação Executiva, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal do FNDC para o período 2020-2022
Serviço:
23ª Plenária do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
Dias 9, 13 e 16 de outubro, das 19 às 21h30, e dia 17, das 10 às 17h
Os debates dos painéis temáticos serão transmitidos pelo canal de Youtube do FNDC
Fonte: FNDC