Escrito por: Thiago Marinho

Confetam participa de roda de conversa em Quixadá

O evento foi realizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixadá, Ibaretama, Banabuiú, Choró e Ibicuitinga (Sindsep).

Confetam/CUT

A presidenta da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam), Jucélia Vargas, participou na manhã desta segunda (24/07), da Roda de Conversa: Mulheres Negras no Centro do Serviço Público Municipal. O evento foi realizado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixadá, Ibaretama, Banabuiú, Choró e Ibicuitinga (Sindsep). A mediação foi feita pela secretária de Comunicação do Sindsep, Camila Magalhães.

O evento contou também com a presença da dirigente da CUT Nacional, Graça Costa, o secretário de Comunicação e Imprensa da Confetam, Célio Vieira, e a presidenta da Fetam/SP, Eunice Lopes.

”Mesmo com um governo mais democrático, que lutamos pela vitória, as mulheres negras precisam ocupar mais espaços, inclusive no serviço público municipal. A população preta é a que mais usa esses serviços e ela precisa se enxergar nesses locais”, ressaltou Jucélia.

A campanha da Confetam: “É hora de enegrecer o serviço público!” tem como objetivo principal promover a valorização e o enegrecimento do serviço público, reconhecendo a importância da representatividade e da equidade racial em todo o serviço público municipal.

”Pra nós do Sindsep ter a presença da Jucélia na nossa roda de conversa é fundamental, para que possamos fortalecer a luta contra o racismo, não só no nosso meio do serviço público, mas principalmente em nosso cotidiano”, declarou Camila.

Lançada durante o Julho das Pretas de 2023, a mobilização da Confetam é apresentada em sintonia com o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, reforçando a luta pela igualdade de oportunidades, o fim do racismo estrutural e a garantia de direitos para as mulheres negras. A campanha tem caráter permanente, visando uma transformação contínua e duradoura.