MENU

Confetam participa do SUBRAC, encontro da sub-região Brasil da ISP

Nesta quarta-feira (27), foram realizadas reuniões dos comitês temáticos da ISP: Combate ao Racismo e à Xenofobia, Meio Ambiente, Mulheres e LGBTQIA+.

Publicado: 27 Agosto, 2025 - 14h14 | Última modificação: 27 Agosto, 2025 - 14h31

Escrito por: Alison Marques

notice

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) está em São Paulo participando das atividades promovidas pela Internacional de Serviços Públicos (ISP), reunindo dirigentes sindicais e representantes de diversas entidades filiadas.

Nesta quarta-feira (27), foram realizadas reuniões dos comitês temáticos da ISP: Combate ao Racismo e à Xenofobia, Meio Ambiente, Mulheres e LGBTQIA+. Os encontros avaliaram a atuação dos comitês, planejaram ações já encaminhadas e definiram a agenda de lutas para o próximo período.

Segundo a presidenta da Confetam, Jucélia Vargas, a participação ativa da entidade fortalece a luta dos servidores municipais e insere as pautas do Brasil no cenário internacional:

“É fundamental estarmos aqui contribuindo com os debates da ISP. A Confetam traz a realidade do serviço público municipal brasileiro e reafirma o compromisso de fortalecer a luta contra o racismo, pela igualdade de gênero, pelos direitos LGBTQIA+ e pela defesa do meio ambiente”, destacou.

"O grande desafio é que os sindicalistas percebam que, além das questões de classe social e gênero, existe a questão racial, que muitas vezes passa invisível dentro da sociedade, das instituições e das estruturas sindicais. Precisamos estar atentas para incluir essas pautas nas negociações e cláusulas que abordem a questão étnico-racial", comentou Vilani Oliveira, secretária de Combate ao Racismo da Confetam.

"Participei do Comitê de Meio Ambiente e Clima, no qual definimos encaminhamentos sobre o enfrentamento do desmatamento, das mudanças climáticas e da transição para energias renováveis, sempre considerando os impactos na vida da classe trabalhadora e nas populações em geral. Também elaboramos um documento que será enviado à COP 30, apresentando as pautas defendidas pelos trabalhadores e trabalhadoras", frisou Maria Ozaneide de Paulo, secretária da Mulher Trabalhadora da Confetam.

A secretária LGBTQIA+, Loide Ostrufka, ressaltou o papel do Comitê de Meio Ambiente e Clima, criado em 2022. “Nosso grande objetivo é que os trabalhadores estejam no centro do debate. Somos nós que estamos na linha de frente e sabemos das necessidades da população. Vamos levar essa voz para a COP 30 e organizar, em dezembro, um seminário internacional sobre mudanças climáticas, mundo do trabalho e racismo ambiental”, disse.

As atividades da ISP seguem nesta quinta-feira (28) com uma plenária unificada, que reunirá representantes de todas as entidades filiadas para apresentação dos relatórios dos comitês e deliberação de encaminhamentos conjuntos. O encontro se encerra no dia 29, com um seminário final.

Participam das atividades pela Confetam: Jucélia Vargas, presidenta; Luba Melo, secretária Adjunta; Maria Ozaneide de Paulo, secretária da Mulher Trabalhadora; Loide Ostrufka, secretária LGBTQIA+; Vilani Oliveira, secretária de Combate ao Racismo; Francisco de Assis, secretário de Relações Internacionais; Silvana Piroli, secretária de Assuntos Jurídicos; e Cristiane Mainard, da direção.