Escrito por: Confetam
Entidades que formam a Aliança das Três Esferas estão unidas no Rio de Janeiro para participar do G20 Social, evento que pela primeira vez ouve as vozes da sociedade civil organizada durante a cúpula de líderes
Entidades filiadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT), incluindo Confetam, Proifes-Federação, Fenasepe, Condsef/Fenadsef, CNTE, CNTSS, e Sinagências, que formam a Aliança das Três Esferas, estão unidas no Rio de Janeiro para participar do G20 Social, evento que pela primeira vez ouve as vozes da sociedade civil organizada durante uma Cúpula de Líderes do G20. O G20 Social acontece de 14 a 16 de novembro tem como tema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”.
Nesta quinta-feira (14), os representantes da Confetam participam de atividades no G20 Social. Durante a mesa de debate “Serviço Público Não é Gasto, e Sim Investimento”, lideranças sindicais de todo o país se reuniram para enfatizar o papel essencial do serviço público na promoção da inclusão social, do acesso universal a direitos, do bem-estar coletivo e do desenvolvimento econômico sustentável. Além disso, o evento também aborda temas fundamentais, como a “Transição energética justa, soberana e popular para o desenvolvimento sustentável da humanidade” e a “Pobreza climática e as estratégias de proteção social para as populações vulneráveis”.
Os debates reforçam a importância do setor público na coesão social, na participação cidadã, na resposta a crises e na manutenção da estabilidade política e social, destacando o papel do Estado como pilar central para assegurar uma sociedade soberana e promotora dos direitos essenciais.
As atividades do G20 Social começaram hoje, marcando a abertura de uma programação intensa que antecede a Cúpula do G20. A comitiva da Confetam está presente no Rio de Janeiro, acompanhando todas as atividades até sábado, dia 16 de novembro.