Dia dos povos indígenas - por justiça, terra demarcada e reconhecimento histórico
Publicado: 19 Abril, 2024 - 09h13
Escrito por: Nathan Gomes
Hoje, 19 de abril, celebramos o Dia dos Povos Indígenas. Enxergar além das festividades é fundamental. É preciso reconhecer a luta constante dos povos originários por seus direitos, territórios e cultura. E também é urgente olharmos a resistência desses povos contra o avanço do agronegócio, da mineração e outras formas de exploração e violências que ameaçam suas vidas e tradições.
Essa é uma data para refletir sobre a realidade enfrentada por essas comunidades em nosso país. Desde a colonização, suas terras são invadidas, seus líderes são ameaçados e suas vozes são silenciadas. No entanto, há um dado animador. O último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgado em 2022 apontou que o Brasil possui 1,7 milhão de pessoas indígenas, um crescimento de quase um milhão em comparação ao Censo de 2010. Isso evidencia novamente a resiliência dessas comunidades através das décadas.
A história dos povos indígenas é marcada pela luta constante por justiça e é fundamental nos somarmos a esta luta, enfrentar a tirania capitalista e trabalhar juntos por um mundo mais justo e inclusivo para todos.