MENU

É TEMPO DE JUSTIÇA POR MARIELLE FRANCO E ANDERSON GOMES!

Publicado: 27 Março, 2024 - 10h17 | Última modificação: 27 Março, 2024 - 10h20

Escrito por: Nathan Gomes | Editado por: Rafael Mesquita

notice

A recente prisão dos suspeitos de encomendar o assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, no último domingo (24/03), marca um avanço nas investigações conduzidas pela Polícia Federal (PF). Os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão, juntamente com Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil, são apontados pela PF como os idealizadores e mandantes do crime.

Seis anos em que ficamos sem respostas sobre o caso, e que parecia cada vez mais distante por conta dos inúmeros indícios de apagamentos de provas, das inúmeras interferências por parte de Jair Bolsonaro e de seus aliados. Durante os quatro anos do governo bolsonarista, foi nítida a intenção do então presidente em querer mexer todos os paus para dificultar as investigações. Recordamos dos embates entre Bolsonaro e Sérgio Moro envolvendo a Superintendência da PF do Rio de Janeiro.

É importante lembrar também que as interferências iniciaram ainda 2018, quando o então presidente Michel Temer nomeou o general Braga Netto como interventor do Rio de Janeiro, e o general Richard Nunes para secretário de Segurança - este quem nomeou o delegado Rivaldo Barbosa.

Todos esses episódios envolvendo agentes do Estado evidenciam uma relação das instituições do Rio de Janeiro com o crime. No entanto, em meio a esses desafios, é fundamental manter a confiança nas instituições e, sobretudo, na vontade política em busca da verdade e da justiça.

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam) reafirma sua crença nas instituições democráticas e na importância da luta por justiça. O assassinato de Marielle Franco, mulher negra e grande defensora dos direitos humanos, representa um ataque à democracia, uma tentativa de silenciar vozes corajosas que lutam por igualdade e justiça social.

Neste momento, sentimos um misto de alívio e preocupação. O avanço nas investigações traz esperança de que a justiça será feita e nos alerta para a necessidade de fortalecermos as instituições, de garantir um Estado que proteja todos os cidadãos. Continuaremos vigilantes e comprometidos com a defesa dos valores democráticos e dos direitos fundamentais de todos os brasileiros.