MENU

Em Capim, na Paraíba, professores paralisam atividades

Os professores da rede pública municipal de Capim, na Paraíba, estão em greve desde o dia 30 de abril de 2012, deflagrada pelo SINSERCAP – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Capim e Cuité de Mamanguape.

Publicado: 22 Maio, 2012 - 00h00

notice

Os professores da rede pública municipal de Capim, na Paraíba, estão em greve desde o dia 30 de abril de 2012, deflagrada pelo SINSERCAP – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Capim e Cuité de Mamanguape.
O prefeito não está cumprindo à lei, nem as reivindicações da categoria, que são:

  • Transporte para o distrito de olho d’água
  • Adicional de insalubridade e quinquênio para o pessoal de apoio
  • Licença maternidade
  • Reforma do pccr – plano de cargos, carreira e remuneração
  • Pagamento do terço de férias
  • Reajuste salarial de 22,22% retroativo a janeiro de 2012
  • Rateio do resíduo do fundeb
A CONFETAM acredita que ações como esta são necessárias para exigir do poder público os direitos da categoria, na luta por melhores condições de trabalho. Considerando que a aplicação do novo piso salarial do magistério é obrigatório em todo país desde 2008, quando a Lei do Piso, nº 11.738/2008 foi aprovada no Congresso Nacional.
Conforme tabela apresentada pelo SINSERCAP, o piso do magistério iniciante é de R$. 1.104,00, considerando o reajuste de 22,22% sobre o valor percebido em dezembro de 2011, enquanto que no projeto do executivo aprovado pela Câmara, esse valor é de R$. 1.088,00, com um reajuste de 20,5%, causando uma perda salarial muito grande ao longo do exercício de 2012, como também reflexos negativos aos salários dos professores quanto aos níveis e classes e aos futuros reajustes.
O Ministério da Educação (MEC) determinou, no dia 28 de Fevereiro, o reajuste de 22,22% na remuneração mínima para professores da educação básica e com jornada de trabalho de 40 horas semanais. No entanto, muitas cidades ainda não tem cumprido com a norma.
O valor máximo para pagamento do piso quem define é gestor municipal. O bom gestor, que se preocupa com a sociedade que está sob a sua responsabilidade de fazer crescer com conhecimento e qualidade, investe em educação e nos seus professores.
Leia Mais:
Cachoeira do Sul faz greve em defesa do Piso
No Rio Grande do Norte, realizada marcha para valorizar os professores
Fonte: Senildo Henrique da Silva, Secretário de Imprensa e Comunicação da FESPEM/PB.