Escrito por: Nathan Gomes

Encontro Nacional de Formação debate as novas estruturas no mundo do trabalho

Enafor acontece entre os dias 15 e 19 de abril e tem o objetivo de organizar Plano Nacional de Formação para mandato 2023/2027

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) promove o Encontro Nacional de Formação (ENAFOR), em Praia Grande, São Paulo. O evento iniciou na última segunda-feira (15) e segue até sexta-feira, dia 19 de abril.

Com o tema central “Educação, organização e ação para as novas estruturas de trabalho no Brasil”, a Enafor reúne sindicalistas de todo o Brasil. O objetivo do encontro é organizar o Plano Nacional de Formação para o mandato 2023/2027 de acordo com os eixos e diretrizes aprovados no 14º Congresso Nacional da CUT (CONCUT).

A secretária de Formação da Confetam/Conatran, Wésia Sena, destacou a importância do Encontro Nacional de Formação da CUT como uma etapa fundamental no projeto, onde sindicalistas e jovens se unem para reformular a Política Nacional de Formação da CUT. Ela ressaltou que "a formação da classe trabalhadora, baseada nos princípios de Paulo Freire e na educação popular, é fundamental e não pode ser delegada, devendo ser unificada e descentralizada".

Além disso, Wesia apontou para a necessidade de preparar a classe trabalhadora para as eleições de 2024, enfatizando "a importância de defender candidaturas e fazer formação sobre a representação nos poderes legislativo e executivo". Ela destacou que "a rede de formação nacional da CUT sai fortalecida com a presença dos estados, das escolas sindicais de formação, da juventude e dos ramos".

Confira a programação que segue até dia 19:

Dia 17 – quarta-feira  

 

Dia 18 – quinta-feira 

 

Dia 19 – sexta-feira 

 

O Enafor é constituído por uma rede nacional e será composto pela direção executiva da Central Única dos Trabalhadores, assessorias, educadores, coordenadores das escolas sindicais, secretarias estaduais de formação e secretarias dos ramos da entidade.