MENU

“Enem dos concursos” inicia as inscrições em 19 de janeiro

Com uma mesma prova o candidato poderá concorrer a diferentes vagas em diferentes órgãos públicos.

Publicado: 12 Janeiro, 2024 - 10h49

Escrito por: Thiago Marinho

Agência Brasil
notice
Com a inscrição na prova unificada, os candidatos vão poder concorrer a várias vagas.

Na última quarta-feira (10), o governo federal apresentou os editais do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que irá preencher 6.640 vagas de nível médio e superior abertas em 21 órgãos do governo federal. 

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, comandado pela ministra Esther Dweck, é o responsável pelo CPNU. Apelidado de “Enem dos concursos”, o modelo inova ao agrupar vagas e órgãos em eixos temáticos. 

Com uma mesma prova o candidato poderá concorrer a diferentes vagas em diferentes órgãos públicos. A aplicação da prova em cidades de todo o país democratiza o acesso ao concurso, o que também é considerado um avanço. 

No evento de apresentação do edital, a ministra afirmou que há “uma precariedade de vagas nos ministérios”, e que com isso o “Enem dos concursos faz parte da recomposição do Estado brasileiro”. 

“Temos ministérios sem pessoal. E algumas pastas, no último governo, perderam a sua forma de atuação, como Mulheres, Direitos Humanos, Povos Indígenas, Mulheres. Parte dos servidores se demitiram porque discordam da forma de atuação”, disse Esther. 

Com a inscrição na prova unificada, os candidatos vão poder concorrer a várias vagas em diferentes órgãos, mas dentro de uma mesma área de atuação. 

As inscrições vão começar em 19 de janeiro e seguem até 9 de fevereiro. Já as provas serão aplicadas no dia 5 de maio em 220 cidades brasileiras. A banca responsável pelo concurso é a Fundação Cesgranrio.

Na página do CPNU, é possível tirar dúvidas, analisar os órgãos, carreiras e vagas do concurso, examinar as normas, os locais de prova e o cronograma.