Entidades do setor da Educação pública da PB se unem contra o retorno das aulas presenciais
Referendada pela Confetam/CUT, posição conjunta é de só retomar as atividades presenciais nas escolas públicas do estado após a vacinação dos trabalhadores
Publicado: 05 Fevereiro, 2021 - 17h43
Escrito por: Déborah Lima
Diversas entidades de trabalhadores da Educação pública da Paraíba se reuniram virtualmente, na manhã desta sexta-feira (5), para discutir o retorno das aulas presenciais no estado em plena pandemia. Representada pela secretária de Comunicação e Imprensa, Cícera Batista, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) e dez sindicatos de servidores municipais participaram da atividade.
A reunião deliberou pela criação de uma comissão de mobilização contra a volta das aulas presenciais, integrada pela Confetam/CUT, SINTEP, CUT, SINTEM/JP e CNTE. Os sindicalistas tiraram posição conjunta de somente retomar as atividades presenciais nas escolas públicas após ampla vacinação dos trabalhadores da Educação.
Além da Confetam/CUT, a mesa de abertura da reunião, proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP/PB), contou com a participação de Antônio Arruda, coordenador-geral do SINTEP, e Tião Santos, presidente da CUT/PB.
Mobilização nos municípios
Convidada como representante do ramo dos Municipais CUTistas para contribuir com o processo de mobilização nos municípios, a representante da Confetam/CUT parabenizou a iniciativa do SINTEP de propor a discussão e agradeceu aos sindicatos de servidores municipais que se fizeram presentes, atendendo a convocação da Confederação.
Nas falas, os participantes abordaram a vulnerabilidade dos trabalhadores, expostos ao contágio pela Covid-19 em função da ausência de segurança e de equipamentos de proteção individual (EPI) nas escolas. A dirigente Rita de Cássia relatou a falta de cadeiras, merenda, espaço e de produtos imprescindíveis à prevenção da doença, como álcool gel, máscaras e materiais descartáveis para uso dos alunos.
A secretária de Comunicação da Confetam/CUT enfatizou a campanha desenvolvida pela entidade contra o retorno das aulas presenciais, que tem envolvido debates, manifestos, produção de conteúdos visuais e de lives. “A orientação é: sem vacina para todos e todas, não há acordo”, finalizou Cícera Batista.
Confira as principais deliberações da reunião das entidades da Educação pública da PB:
- Manifesto conjunto, assinado pelas entidades sindicais presentes, focando principalmente na defesa da vida e no retorno das atividades presenciais somente após a ampla vacinação dos trabalhadores;
- Organizar campanha com outdoors por todo o estado da Paraíba;
- Cada sindicato deve preparar vídeos e postagens para as redes sociais;
- Formar uma comissão, integrada pelo SINTEP, CUT, SINTEM-JP, Confetam/CUT e CNTE, para garantir os encaminhamentos da reunião
Com informações do Sinpuc