MENU

Município vai promover exames de mamografia para carentes

O exame preventivo do câncer de mama tem como objetivo fazer também um diagnóstico precoce.

Publicado: 01 Outubro, 2014 - 00h00

notice

Mulheres atendidas nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) vão ganhar o DIREITO de fazer exames de mamografia gratuitamente durante a campanha Outubro Rosa, a partir dos mês de outubro.
A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com o Ministério da Saúde, aderiu à campanha mundialmente conhecida e vai patrocinar 1.000 exames para mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos.
O exame preventivo do câncer de mama visa também diagnosticar de forma precoce a doença. Entre todos os tipos de câncer, o de mama é o mais comum e representa a maior causa de morte entre o público feminino e, muitas vezes, a principal razão é o diagnóstico tardio.
Os exames serão realizados no ônibus da Central da Mama (Centro de Diagnóstico Móvel), que já se encontra estacionado na Secretaria Municipal de Saúde, na Praça Domingos Mourão Filho, no período de 01 a 13 de outubro.Segundo a secretária Veronésia Rosal, as mulheres já podem agendar os exames. “As interessadas já podem procurar a Estratégia da Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência para agendar o atendimento”, explica.A ação é uma parceria da Prefeitura de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o Ministério da Saúde.
A programação do Outubro Rosa prossegue durante todo o mês de outubro com outras ações de saúde preventiva da mulher, desenvolvidas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde.
O movimento foi criado com a finalidade de sensibilizar e conscientizar as mulheres acerca da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Fonte: Secretaria de Comunicação