Nota de Repúdio: Nikolas Ferreira na Comissão de Educação

A Confetam/Conatram expressa sua indignação quanto à nomeação do Deputado Federal Nikolas Ferreira (PL/MG) para presidir a Comissão de Educação.

Publicado: 13 Março, 2024 - 12h02

Escrito por: Thiago Marinho

Confetam/Conatram
notice

A Confetam/Conatram expressa sua indignação quanto à nomeação do Deputado Federal Nikolas Ferreira (PL/MG) para presidir a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O partido indicou um parlamentar sem histórico na área educacional e sem qualquer demonstração de comprometimento com a valorização dos profissionais da educação ou com uma visão abrangente do tema.

Nikolas Ferreira não se destaca por projetos relevantes na área e tem se envolvido em polêmicas que comprometem sua idoneidade para liderar uma comissão tão importante no cenário político. Suas posturas, como defender o direito de negar o Holocausto e apoiar pautas armamentistas, são incompatíveis com os princípios democráticos e a promoção da educação como pilar fundamental do Estado de Direito.

A nomeação de Nikolas Ferreira é vista como um desrespeito aos valores democráticos, à diversidade e à laicidade na educação. Sua história de posicionamentos controversos, incluindo processos por transfobia e associação com ideologias antidemocráticas, levanta preocupações sobre sua capacidade de liderança na Comissão de Educação.

A Confetam/Conatram reitera seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e da educação como um direito universal. Acompanharemos de perto as atividades da Comissão de Educação, exigindo o cumprimento da Constituição Federal e do Regimento da Câmara, bem como o respeito aos valores que sustentam uma sociedade democrática e inclusiva.

Acompanharemos de perto a implementação de um Plano Nacional de Educação que garanta todas as metas com acesso permanente a todos os alunos e alunas das escolas públicas, filhos e filhas de trabalhadores/as que mais necessitam!