Nota de solidariedade: tragédia em escola no município de Cambé (PR)
A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) vem expressar, através de nota, total solidariedade a comunidade escolar da cidade de Cambé (PR).
Publicado: 20 Junho, 2023 - 11h03
Escrito por: Thiago Marinho

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) vem expressar, através de nota, total solidariedade a comunidade escolar da cidade de Cambé, no Paraná, que em um ataque a tiros no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, na manhã de ontem (19), deixou uma aluna de 16 anos morta e outro estudante de 10 anos ferido.
De acordo com ao Governo do Paraná e a PM (Polícia Militar), o autor do ataque é um ex-aluno de 21 anos. Ele foi detido e encaminhado para Londrina (PR), cidade vizinha a Cambé. Segundo testemunhas, ele efetuou 12 disparos.
Em nota, o Governo do Paraná afirmou que o atirador entrou na escola alegando que solicitaria o seu histórico escolar. O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) decretou luto oficial de três dias e lamentou o episódio.
Em entrevista à rádio CBN, a professora Nara Cordeiro relatou como foi a correria para sair da escola. "Estávamos começando a segunda aula, fazendo chamada, quando ouvimos o barulho dos disparos achando que era bombinha, brincadeira de criança. Os alunos ficaram sem saber o que estava acontecendo, mas, pela movimentação, começaram a correr, porque parece que tava vindo alguém atirando", disse.
Segundo a professora, rapidamente as ruas da escola foram tomadas pelos estudantes que deixaram a unidade às pressas. "O que eu vi foi um desespero muito grande, alunos saindo pelos arredores da escola desesperados. E eu não sabia o que fazer, se eu voltava para ajudar os alunos que estavam lá [dentro da escola] ou se eu ajudava os meus alunos que estavam aqui".
Só em 2019, primeiro ano da gestão bolsonarista, havia 40.073 armas em circulação regular no país, enquanto em 2021, esse número atingiu 393.136. É de suma importância que o novo governo adote uma política de desarmamento!
Basta de violência nas escolas! Até quando vamos ter que nos deparar com notícias tão terríveis contra a comunidade escolar? As escolas do Brasil necessitam com urgência de paz!