Pautas da educação não avançam e mesas são adiadas

Na manhã de hoje (30), houve algum avanço na pauta específica, mas plano de carreira e outras questões ficam para próxima.

Duas reuniões levaram educadores ao Edifício Delta, hoje. Lá, no nono andar, onde se organiza os recursos humanos da Prefeitura, representantes da Secretaria de Educação se reuniram com o Sismuc às 9:00 para discutir pautas específicas. Já a segunda reunião, sobre o plano de carreira, não ocorreu. Ficaram marcadas duas novas reuniões, uma no dia 4 de julho, antes da próxima assembleia dos educadores (17), e outra para o dia 30 do mesmo mês. A primeira sobre o plano de carreira e, a segunda, sobre a pauta específica - ambas a partir das 9 horas de cada dia.
Durante a primeira conversa, a gestão informou que a mudança de nomeclatura de "educador" para "professor de educação infantil" está sendo encaminhada hoje mesmo para a Câmara de Vereadores anexa ao plano de carreira do Magistério. Ainda, oficializou-se a comissão paritária que formulará o processo eleitoral para as direções dos Cmeis - Centros Municipais de Educação Infantil. Ela é formada por dois representantes do sindicato, dois da categoria e pela gestão.
Houve avanços em direção ao entendimento comum sobre a educação especial. Para o Sismuc, é preciso aprimorar a parceria com a Coordenadoria de Atendimento às Necessidades Especiais (Cane). Apesar de ser positiva a existência do projeto, os educadores não sentem que as políticas implementadas pelo órgão estejam dando conta da inclusão nos Cmeis. Para eles, ainda é muito tímida a inserção de especialistas nos centros, além de haver um déficit na formação da própria categoria, assim como dos profissionais da pedagogia e das direções.
Mais do que isso, esse atendimento especial só ocorre depois que a unidade de saúde emite um laudo comprovando a situação especial da criança. No meio tempo, enquanto não é verificada tal situação, não se tem o cuidado adequado e, segundo as educadoras, isso costuma se arrastar até o ensino fundamental. Assim, muitas crianças acabam ficando sem atenção especial por conta da burocracia. Portanto, é necessário haver algum tipo de atendimento que se dê mesmo antes do laudo, um acompanhamento prévio que oriente a abordagem às crianças ainda sem diagnóstico, mas que apresentam desafios.
No decorrer do debate, foi apontado que o teto da reunião havia sido atingido há algum tempo, de modo que foram discutidas apenas quatro das 12 pautas específicas. Foi por isso que se marcou nova reunião para o dia 30 de julho às 9 horas, duas semanas após o fim do recesso na educação.
Plano de Carreira

Como a discussão anterior se estendeu, a gestão municipal propôs o adiamento da reunião. Como de fato não haveria tempo para discutir tais questões, a proposta foi aceita e uma nova reunião ficou marcada para esta sexta-feira (4), às 9 horas.
Serviço
Mesa Plano de Carreira Educadores
Data: 4 de julho
Hora: 9 hs
Local: Ed. Delta
Assembleia dos Educadores
Data: 17 de julho
Hora: A definir
Local: A definir
Mesa pauta específica Educadores

Data: 30 de julho
Hora: 9 hs
Local: Ed. Delta
Fonte: SISMUC