Escrito por: Thiago Marinho
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está agradando uma parcela maior da população nos trabalhos de transição, de acordo com pesquisa divulgada na última quinta-feira (8) pelo Ipec.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está agradando uma parcela maior da população nos trabalhos de transição, de acordo com pesquisa divulgada na última quinta-feira (8) pelo Ipec. Segundo o instituto de pesquisas, 58% dos brasileiros e brasileiras acreditam que a equipe de Lula está "no caminho certo" com o que foi anunciado até aqui. Por outro lado, 33% acreditam que os trabalhos vão pelo caminho errado, enquanto 9% não sabem ou não responderam.
A mesma pesquisa quis saber a expectativa para o novo governo, que começa oficialmente no próximo dia 1º. Nesse caso, 18% acreditam que será ótimo; 32% têm expectativa de um trabalho bom. Para 20%, Lula terá atuação regular, e outros 25% esperam um governo ruim ou péssimo. Para chegar aos números, o Ipec ouviu duas mil pessoas em 126 cidades de todo o país entre os dias 1º e 5 deste mês.
Quando perguntados sobre a expectativa sobre o novo governo Lula em relação aos dois primeiros mandatos dele, entre 2003 e 2010, 45% dos entrevistados disseram que esperam um governo melhor. Outros 22% apostam em um trabalho igual. Já 26% têm expectativa de que essa passagem do petista pelo Planalto será pior.
O instituto também ouviu os entrevistados sobre o governo de Jair Bolsonaro (PL), que termina em pouco mais de três semanas. Para 39% dos participantes do levantamento, o governo foi "bom" ou "ótimo", enquanto 36% disseram que foi "ruim" ou "péssimo". Um cenário diferente do apontado em pesquisa do instituto Quaest, também divulgada na última quarta-feira, que mostrou uma desaprovação maior que a aprovação.