Escrito por: Confetam
Dirigido à Região Nordeste, o seminário ocorrerá nos dias 25 e 26 de agosto, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (SINDAE), em Salvador
As organizações da Plataforma Operária e Camponesa de Energia promovem, nos dias 25 e 26 de agosto, em Salvador, o Seminário Nordeste em Defesa das Estatais e Contra as Privatizações. A atividade intensificará a luta estratégica contra a venda da Petrobrás, da Chesf, das estatais de água do Nordeste, em defesa do petróleo brasileiro, de mudanças no modelo elétrico e pela garantia da água como um direito social.
"Objetivo é regionalizar o debate sobre energia e gás, discutir a importância da Petrobrás, saber porque pagamos uma taxa alta de energia elétrica, debater a privatização do setor, discutir a briga mundial pelas fontes de energia, o que está acontecendo no setor na América Latina, na Alca, no Mercosul, e os interesses das grandes corporações internacionais pelo pré-sal do Brasil", explica a secretária de Relações do Trabalho da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), Carmem Santiago.
A Plataforma Operária e Camponesa já realizou dois seminários nacionais sobre energia - o primeiro em agosto de 2015, em São Paulo, e o segundo em julho de 2016, no Rio de Janeiro. Agora, o movimento entra na segunda fase, com a promoção de debates em todas as Regiões do país. "Entramos agora na fase de descer o debate para os estados. Sul e o Sudeste já realizaram os seminários regionais. Na próxima semana, o Nordeste fará o mesmo, direcionando o foco das discussões para representantes dos nove estados da Região", informa Carmem Santiago.
Passaporte para o primeiro mundo
A diretora da Confetam/CUT alerta que o pré-sal é a única oportunidade de o Brasil ingressar no chamado primeiro mundo. No entanto, esta promessa de desenvolvimento, que possibilitaria a transformação do país em uma grande potência, está sob a ameça do Senado, que já aprovou a partilha da exploração do pré-sal com a iniciativa privada. "O que está em jogo é a entrega de bandeja desta grande riqueza do nosso país ao capital internacional", alerta.
Além dos profissionais da Educação, representados pela Confetam/CUT e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), outros categorias, como petroleiros, eletricitários, metalúrgicos, bancários e segmentos sociais representados pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Levante Popular da Juventude e Movimento dos Sem Terra (MST), também integram a Plataforma. Juntos, eles defendem a aplicação dos recursos do setor de energia na Educação, na garantia de direitos e no desenvolvimento industrial regional, com geração de empregos, controle popular e distribuição da riqueza ao povo.
"Fortalecer o seminário regional é uma forma de também fortalecer a Petrobrás, de não entregar a maior empresa pública do Brasil ao mercado estrangeiro. Esta é a espinha dorsal do debate", enfatiza Carmem Santiago, acrescentando que serão capacitados grupos de formadores nos estados para levar o debate da energia para ao Interior do Brasil. "Vamos voltar ao tempo da campanha 'O Petróleo é Nosso', com a organização de comitês municipais e estaduais, e a promoção de cursos de formação para espraiar o debate e interiorizar as ações da Plataforma nas bases", concluiu.
Inscrições e divulgação
O seminário será realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente da Bahia (SINDAE) e os interessados devem encaminhar pedido de inscrição para plataformaenergiaba@gmail.com. Você também pode ajudar na campanha em defesa da Petrobrás e do pré-sal curtindo, compartilhando e divulgando as publicações do Face da Plataforma Operária e Camponesa de Energia (https://www.facebook.com/plataformaenergiaRS/). Participe!
Confira a pauta da Plataforma:
- Contra a venda da Petrobrás
- Contra a privatização da Chesf
- Contra a entrega das estatais de água do Nordeste
- Em defesa do petróleo brasileiro
- Por mudanças no modelo elétrico
- Pela garantia da água como um direito social
- Pela aplicação dos recursos do setor de energia na Educação
- Pelo desenvolvimento industrial regional
- Pela geração de empregos
- Pela distribuição da riqueza
- Pela garantia de direitos
- Pelo controle popular do setor
Veja a programação do Seminário:
25/08 - Quinta-feira
8 às 10h - Credenciamento
10 às 12h - Abertura: Estratégia do Capital nas Estatais Brasileiras
14 às 16h - Conjuntura da água e das empresas estatais do Nordeste e Conjuntura da Transposição do Rio São Francisco
16h15 às 18h15 - Conjuntura Política e Energética da CHESF e Desafios para os trabalhadores da Companhia
20 às 22h - Apresentação da Peça “O Petróleo é Nosso”
26/08 - Sexta-feira
8 às 10h - Conjuntura Petróleo para Educação
10 às 12h - Encaminhamentos
14 às 16h - Ato Político em Defesa da Petrobrás
Serviço:
Seminário Nordeste em Defesa das Estatais e Contra as Privatizações
Dias 25 e 26 de agosto de 2016, na sede do SINDAE
Rua General Labatut, nº 65, Barris, Salvador/BA
Inscrições: plataformaenergiaba@gmail.com