MENU

PNE Antirracista: Confetam defende educação de qualidade com combate ao racismo

A Secretária de Combate ao Racismo da entidade, Vilani Oliveira, representa a Confetam no evento "PNE Antirracista: pela garantia de educação de qualidade no Brasil", que ocorre em Brasília

Publicado: 07 Maio, 2025 - 14h28 | Última modificação: 07 Maio, 2025 - 16h56

Escrito por: Alison Marques

Reprodução
notice

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT) está presente, nesta quarta-feira (7), na mobilização nacional pela construção de um Plano Nacional de Educação (PNE) com justiça racial. A Secretária de Combate ao Racismo da entidade, Vilani Oliveira, representa a Confetam no evento "PNE Antirracista: pela garantia de educação de qualidade no Brasil", que ocorre em Brasília ao longo de todo o dia.

A atividade, que reúne diversas organizações do movimento negro, educadores e parlamentares no Senado federal, é um chamado coletivo para que o novo PNE enfrente de forma concreta as desigualdades raciais presentes nas políticas educacionais brasileiras. A programação inclui um seminário no auditório do Interlegis, e uma audiência pública no período da tarde, no Anexo das Comissões do Senado Federal.

"Não existe educação de qualidade sem o enfrentamento do racismo estrutural. O novo PNE precisa assumir o compromisso de reparar desigualdades históricas e valorizar a educação quilombola, indígena e de todas as populações historicamente excluídas", afirma Vilani Oliveira.

O evento conta com a participação de entidades como a CONAQ, CEERT, Observatório da Branquitude, Odara – Instituto da Mulher Negra, Uneafro, Instituto Peregum, Cedenpa, entre outras, além da presença da senadora Tereza Leitão (PT/PE). A mobilização busca garantir que o novo plano educacional nacional seja um instrumento real de transformação e justiça social.