Escrito por: Thiago Marinho

Professores estaduais do RN estão em greve desde 07/03

O piso de 2023 foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no dia 16 de janeiro. Com o reajuste, o piso salarial dos professores e professoras foi para 14,95%.

Sinte/RN

No último dia 23 de março, em assembleia realizada na escola Estadual Winston Churchill, em Natal, os professores e as professoras da Rede Estadual de Ensino Público decidiram manter a greve pelo pagamento do Piso do Magistério 2023. A greve teve início no dia 7 de março.  

O piso de 2023 foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, no dia 16 de janeiro. Com o reajuste, o piso salarial dos professores e professoras foi de 14,95% e o valor passou de R$ 3.845,63 para R$ 4.420,55.

Na assembleia dos professores do RN, a categoria avaliou que o movimento paredista para o imediato pagamento do piso 2023 segue firme no estado e decidiu divulgar as tabelas salariais com a aplicação do retroativo do Piso do Magistério 2022 e cobrar retorno do Governo do Estado sobre proposta enviada para pagamento do piso deste ano.

Diante do silêncio do governo com relação à ultima proposta enviada pelos professores e na expectativa de que seja marcada uma nova data para audiência, os educadores decidiram reforçar a mobilização nas ruas e uma das primeiras será a realização de um ato em frente à sede da Secretaria Estadual de Educação, hoje, dia 27/03.