São José-SC: Após pressão, Executivo apresenta proposta e greve é encerrada
Depois de cinco dias de greve e da pressão das servidoras e servidores municipais de São José/SC, o executivo acatou parte das reivindicações da categoria
Publicado: 17 Junho, 2025 - 16h05 | Última modificação: 17 Junho, 2025 - 16h13
Escrito por: Alison Marques

Na última semana o Prefeito Orvino se recusou a receber a comissão de negociação para para debater e negociar a data-base 2025.
Diante disso, na sexta-feira, 13/6, a categoria se reuniu e realizou uma caminhada com mais de 1.000 servidores pelas ruas do Kobrasol, o que resultou em um compromisso do Executivo Municipal em entregar uma proposta até a manhã de segunda-feira, 16/6 para o comando de greve.
Depois de cinco dias de greve e da pressão das servidoras e servidores municipais de São José/SC, o executivo acatou parte das reivindicações da categoria:
- Chamada de Novos Servidores dos concursos em vigência a cada vacância;
- Para a área da Saúde foi publicado no dia de hoje (16/6) o Edital de Concurso Público nº 001/2025;
- Para área da Assistência Social o executivo se comprometeu em realizar a chamada de mais 10 servidores, além dos 16 servidores já autorizados, totalizando 26 novos servidores;
- Criação de 300 cargos efetivos de Auxiliar de Ensino de Educação Especial lotados na Secretaria Municipal de Educação;
Também foram garantidos os pontos antes já negociados na data-base:
- Servidores aposentados que ganham até três salários mínimos não terão mais o desconto dos 14%;
- Porcentagens de pós-graduação, mestrado e doutorado cumulativas;
- Pagamento de gratificação de responsabilidade técnica dos psicólogos, assistentes sociais e farmacêuticos garantidos durante férias e licenças;
- Consulta à comunidade escolar como parte do processo de escolha dos diretores das unidades escolares.
Também foi garantida a reposição dos dias parados, sem descontos nem punições.
Assim, em assembleia na tarde desta segunda-feira 16/6, a maioria da categoria decidiu por encerrar a greve das trabalhadoras e trabalhores públicos municipais de São José/SC.
É importante ficar explícito que o prefeito Orvino se RECUSOU a sentar na mesa de negociação com os representantes dos servidores e que só enviou uma proposta depois da insistência dos grevistas na luta pelas suas reivindicações.
A luta faz a lei. O Sintram/SJ parabeniza todas as servidoras e servidores pelo movimento lindo e forte de luta que resultou em conquistas significativas para a categoria. Seguimos em luta por valorização de todos os servidores da saúde, da educação, assistência social, administração e segurança, em especial das auxiliares e técnicas em enfermagem que continuarão na luta! Mostramos, inclusive com o grande apoio da população, que a luta vale a pena!