MENU

Se o cuidado é para todxs, é público: é lançada campanha sobre política de cuidados

Publicado: 22 Maio, 2024 - 10h06

Escrito por: Nathan Gomes

notice

A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/Conatram) participou, nessa terça-feira (21), do seminário “Se o cuidado é para todos, é público”, na Assembleia Legislativa, em Brasília. A plenária, promovido pela Internacional dos Serviços Públicos (ISP), foi marcada pelo lançamento da campanha “Se o cuidado é para todxs, é público”.

O seminário contou com a presença de diversas lideranças e movimentos de mulheres, além da participação da secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane da Silva, e da secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do Ministério das Mulheres, Denise Mota Dau.

Jucélia Vargas, presidenta da Confetam/Conatram comentou durante o evento sobre a cultura patriarcal e machista predominante que determinou o trabalho doméstico e todos os cuidados para as mulheres.

“O nossa debate sobre a feminização do trabalho não rendeu para a gente o que a gente gostaria, que era o olhar de que o valor dado ao nosso trabalho é de menor valor, porque parece que é natural de nós saber cuidar. E por isso, profissões que foram femininilizadas têm menor valor salarial. Ser enfermeira, ser professora, ser cuidadora de idosos é algo natural, a gente aprende a fazer esse esforço. Por isso não tem valor monetário”, destacou a dirigente.